Cotidiano

Polícia Militar reforça segurança nas proximidades de agências da Caixa

Desde sexta-feira passada, 9, trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro podem sacar o valor das contas inativas

Muitas pessoas estão indo às agências da Caixa Econômica e lotéricas para sacar o dinheiro das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Por conta disso, a Polícia Militar de Roraima (PMRR) reforçou o policiamento nas proximidades das agências para manter a segurança da população boa-vistense.

Segundo a Polícia Militar, toda a força patrulha diária, a pé e motorizada, ostensiva e velada, está fazendo rondas nos bancos, a fim de coibir as intenções de delinquência naqueles locais ou nas proximidades.

A Polícia Militar informou que é preciso ter cuidado para evitar ser uma vítima de ladrões. “Se for sacar uma grande quantia em dinheiro, não vá sozinho ao banco; evite sair da agência contando o dinheiro; antes de entrar na agência, observe se há pessoas paradas na frente sem fazer nada, somente observando quem entra e sai, já que estes podem ser observadores e facilitadores de crimes; ficar atento no deslocamento para o estacionamento após o saque, pois é nesse momento que o ladrão ataca; não comentar com ninguém que irá sacar o dinheiro; evitar falar dia e hora que vai ao banco”, aconselhou.

O cidadão que suspeitar de ladrões ou perceber que está sendo seguido por alguém deve ligar para o 190 e informar a agência em que se encontra. “A Polícia Militar afirma que vai tomar as devidas providências”, assegurou em nota.

OUTRAS DICAS – Para evitar assaltos em bancos e caixas eletrônicos no banco é preciso: evitar colocar muitas notas e moedas no bolso, fazendo volume e chamando a atenção de meliantes; não sair do banco carregando um envelope contendo dinheiro; após o saque, jamais sair a pé ou entrar em um ônibus. A preferência é usar um carro ou pegar um táxi.

Além disso, é preferível dar preferência a transações eletrônicas como DOC, TED, transferência via telefone ou internet, evitando fazer saques de grandes quantias em espécie; procurar não realizar um único saque: se possível parcele o valor, os dias e horários dos saques; em caso de assalto, nunca reaja. Seu dinheiro não é mais importante que sua vida e pode ser adquirido novamente com trabalho e esforço.

Em caixas eletrônicos é importante não aceitar ajuda de pessoas desconhecidas, que lhe ofereçam isenção de tarifas e outras vantagens financeiras. Ao invés disso, quando precisar de ajuda, dirija-se somente ao funcionário do banco; ao sacar, coloque o dinheiro em vários bolsos e evite abrir carteiras ou bolsas na frente de todo mundo; prefira os caixas eletrônicos localizados em shopping centers, dentro de agências bancárias e em ruas ou locais bem iluminados; e evite fazer saques à noite. (B.B)