Polícia

Cinco são detidos por pesca ilegal em balneário da Capital

Por conta do período da Piracema, pesca está proibida em toda bacia hidrográfica de Roraima até final de junho

Cinco pessoas foram detidas por volta das 17h desta terça-feira, dia 14, no Balneário Curupira, localizado no bairro Caçari, zona Leste, por pesca ilegal. Eles foram abordados por policiais militares com malhas finas de pescaria (malhadores).

A pesca está proibida em toda bacia hidrográfica de Roraima desde o dia 1º de março, quando iniciou a Piracema, pelo período de quatro meses, encerrando no final de junho. Quem for flagrado descumprindo o período de defeso pode responder por crime ambiental, além de pagar multa inicial no valor de R$ 700 e mais R$ 20 por quilo de pescado apreendido.

A piracema é a época em que os peixes sobem até as cabeceiras dos rios para desovar, sendo fundamental para a continuação de todas as espécies. O período é regulamentado pela Portaria n° 48 de 2007 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

As cinco pessoas foram conduzidas ao 5º Departamento de Polícia, onde foi lavrada a ocorrência. Logo após o trâmite, eles foram liberados e responderão por crime ambiental.