Hoje em dia, muitos pais que não têm muito tempo para passar com os filhos. Acham que definir uma rotina de atividades para os filhos é uma demonstração de afeto e carinho. Porém, o resultado disso pode ser mães e pais cansados com uma maratona de atividades que parece não ter fim e crianças que passam mais tempo longe dos pais do que com eles. Faz-se necessária a lembrança de que a educação infantil deve acontecer em casa também, e que à escola compete a formação acadêmica acrescida de alguns valores.
De acordo com o pediatra Ricardo Loureiro, o mais importante não é a quantidade de tempo que se passa com eles, e sim a qualidade de tempo. “Os pais precisam reservar um tempo afetivo para seus filhos”, recomenda.
Apesar de considerar atividades como levar os filhos ao cinema, museus e teatro como algo importante, as especialistas explicam que atividades do cotidiano podem ser igualmente formativas (e tão divertidas quanto) para as crianças.
Atividades como cantar e contar histórias antes de ir dormir, brincar com elas fora de casa mais tempo, conversar sobre qualquer assunto com tempo, calma e mostrando real interesse, aproveitar o jantar para traçar planos para o fim de semana juntos, assistir com elas seus programas favoritos, colocar na lancheira, escrivaninha, cama e banheiro mensagens carinhosas e cuidar pessoalmente de sua alimentação são algumas demonstrações de afeto que as crianças guardam na memória durante a vida inteira.
A tarefa deve requerer sacrifícios como o da paciência, perseverança e firmeza para que assim a criança se sinta à vontade e consiga se divertir.
Segundo ele, as crianças observam constantemente as atividades dos adultos, e é essa forma que eles aprendem mais facilmente. “Existe um vídeo no youtube chamado ‘Childrens see Childrens do” (A criança vê, a criança faz), o vídeo explica que tudo que a criança vê ela acaba repetindo, então quando o adulto lê, estuda e ensina, os filhos aprendem naturalmente com os pais, porém, quando os pais são violentos em casa, agressivos com os outros familiares, isso acaba passando para as crianças e ela acaba reproduzindo isso em sua vida adulta, achando que isso é normal” explicou.
De acordo com o pediatra, o tempo que as crianças passam com os adultos é fundamental para o desenvolvimento e aprendizado. “No período das férias, é o momento em que as crianças precisam descobrir o valor da brincadeira, seja com um brinquedo feito de sucata ou com um carrinho de controle remoto de última geração, o importante é compartilhar o momentos. Os pais devem realmente prestar atenção na brincadeira, sem celular, sem televisão e aproveitar com a criança” destacou.
Sair de vez em quando com um filho de cada vez, dar mais liberdade para a criança se comunicar com os pais, além de aumentar a sensação de segurança e individualidade. Nesses momentos, pergunte o que cada filho gosta e que eles gostam de fazer e mostre interesse no programa. No final das contas, o importante é o vínculo que se cria entre pais e filhos. E esse vínculo, explicam elas, está mais ligado com a qualidade do tempo passado entre ambos.
Dicas de brincadeiras
Brincadeiras ideais para fazer em casa:
1. Complete o desenho: Muito divertido para brincar com os filhos e até com outras crianças junto, a brincadeira consiste em sentar em roda e fazer um desenho em conjunto. O primeiro faz um traço, passa a folha adiante para o próximo completar. Depois de passar pela roda – uma vez, se forem muitas pessoas; e duas vezes, se forem poucas pessoas – quem começou a desenhar deve explicar o que é o desenho terminado.
2. Teatro de fantoches: Brincar com fantoches é muito divertido para crianças e adultos. Basta usar bonecos de pano confeccionados em casa ou comprar fantoches de verdade. Os adultos criam uma história para as crianças e depois a brincadeira se inverte: os pequenos terão que usar a criatividade para inventar uma nova história com os bonecos.
3. Imite o animal: A brincadeira consiste em lançar a pergunta “Qual animal você gostaria de ser?”. A resposta deve ser elaborada através de gestos e os outros da roda devem adivinhar. Após as adivinhações, a criança deve explicar porque escolheu o animal e a brincadeira segue adiante.
4. Aniversário de bonecas: Ideal para mães e filhas, uma festa de aniversário de bonecas pode ser muito divertido e trazer a diversão real de uma comemoração. Prepare doces e salgados e confeccione objetos decorativos na companhia das crianças. Após preparar o local, comemore com os pequenos o aniversário da boneca preferida de uma das crianças.
5. Desafio do Trava-língua: Reúna as crianças para desafiá-las a falar rapidamente trava-línguas. É possível encontrar várias frases difíceis através de pesquisa e fazer as crianças repetirem em voz alta. A brincadeira com certeza trará muitas risadas e diversão em família.
6. Brincadeira dos gestos: Divertido, simples e fácil de entender, a brincadeira funciona através de gestos que devem ser completados pelas crianças. O primeiro participante faz um gesto, o segundo imita e acrescenta outro, o próximo deve imitar os dois primeiros e fazer mais um gesto. Essa brincadeira também é divertida com palavras em categorias, como frutas ou animais.
7. Boliche com garrafas pet: Brincar de boliche em casa também é fácil e pode proporcionar horas de diversão para toda a família. Prepare o jogo com garrafas pet e uma bolinha de tênis, coloque as garrafas enfileiradas e desafie às crianças a derrubar tudo. É possível também fazer um placar para que o jogo fique competitivo.
8. Acampando na sala: Sair da rotina e entrar em clima de aventura pode ser muito divertido e emocionante para as crianças. Leve os colchões para a sala e faça cabanas de lençóis para acampar. Não se esqueça de comprar marshmallows e preparar histórias para contar antes de dormir.
Cultura
Como passar o tempo com os filhos
As férias escolares estão chegando e muitos pais ficam em dúvidas com o como devem passar com as crianças esse tempo livre