Cotidiano

Ministério do Trabalho e Emprego vai emitir Carteira de Trabalho Digital

O Ministério do Trabalho e do Emprego começará a implantação da Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital a partir do dia 30 de dezembro. O sistema CTPS Web 3.0 pretende integrar informações nos bancos de dados a nível nacional com implantação em todas as superintendências do país.
Com o novo sistema, o solicitante será atendido por agendamento, sem a necessidade de filas. No momento do cadastro, as informações sobre o trabalhador serão cruzadas, permitindo saber outros documentos ativos, número anterior do PIS e se está recebendo benefícios federais.
O sistema digital da CTPS permitirá também a validação online do PIS, por integração dos sistemas do MTE e da Caixa Econômica Federal, tudo para garantir mais segurança à emissão do documento e reduzir as chances de fraude.
Em Roraima, a CTPS digital será implantada ainda no primeiro semestre de 2015. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Roraima informa que dos dias 15 de dezembro a 02 de janeiro, o atendimento para requerimento da CTPS estará suspenso em virtude da implantação do novo sistema. Nas Agências de Caracaraí, Rorainopólis e São Luis o atendimento estará paralisado a partir do dia 05 de dezembro.
Nos dias 08 e 09 de dezembro também não haverá atendimento para requerimento e emissão de CTPS e recepção de seguro-desemprego por motivo de capacitação de servidores.
Meta O MTE tem como meta colocar todos os serviços ao cidadão na era digital. Com isso, além da Carteira Digital, também está implantando o sistema do Seguro Desemprego com biometria, a certidão negativa de débitos com o MTE e o Portal Mais Emprego, que permite a auto-intermediação de mão de obra, o acesso ao Pronatec e a consulta às informações do FGTS e de outros cadastros do governo pelos trabalhadores.
Com informações da Assessoria de Imprensa/MTE