Cotidiano

HGR: Same suspenderá solicitações de prontuários

A interrupção se aplica aos pedidos feitos diretamente no setor, que geralmente são demandas que podem esperar

Com a crescente demanda por prontuários no Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same) do Hospital Geral de Roraima (HGR), especialmente por demandas ligadas a acidentes de trânsito, o setor está com agendamentos para entrega que já chegam a fevereiro de 2015.
Para conseguir atender aos pedidos já registrados e se organizar para o próximo ano, o setor terá de suspender temporariamente as solicitações de prontuários a partir da próxima segunda-feira, dia 8, até o dia 10 de janeiro de 2015.
A interrupção nas solicitações vai possibilitar a organização do setor para o ano de 2015, preparando-o para oferecer um melhor atendimento aos usuários.
A medida não irá afetar as demandas consideradas urgentes, como os Tratamentos Fora de Domicílio (TFD) e solicitações judiciais, cujas solicitações de prontuário ocorrem, geralmente, por encaminhamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
A entrega de prontuários também continua normalmente. A interrupção se aplica apenas aos pedidos feitos diretamente no setor, que geralmente são demandas que podem esperar.
O Same não é um setor exclusivo para entrega de prontuários. Além de guardar e preservar o histórico médico – que contém dados pessoais, evolução clínica, exames e radiografias – cabe ao setor, a elaboração de relatórios e dados estatísticos referentes ao movimento hospitalar para o Ministério da Saúde e também o registro internação e alta de pacientes.
O coordenador do Same do HGR, Gleudson Cardoso, explicou que o aumento no número de acidentes de trânsito reflete no acréscimo das demandas por prontuários, para solicitação do seguro DPVAT, gerando uma sobrecarga no setor.
“Os usuários que vão dar entrada no seguro têm um prazo de até três anos a contar da data do acidente, logo, não sairão prejudicados”, explicou.
Uma minoria de pacientes faz solicitações de prontuários para outras demandas, como a continuação de determinado tratamento em outro hospital, solicitação de benefícios junto à Previdência Social, ou ainda, para comprovar o tempo de permanência na unidade de saúde sob tratamento.
Somente no primeiro semestre desde ano, foram registrados 6.606 atendimentos por acidentes de trânsito, representando um aumento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Considerados somente os acidentes envolvendo motocicletas, o crescimento foi ainda maior: de 4.319 no primeiro semestre de 2013 para 5.086 vítimas neste ano, um aumento de 17,5% na demanda.
Na maioria dos casos, as vítimas destes acidentes requerem o prontuário para solicitação do seguro.
Normalmente, as solicitações por prontuários ocorrem às segundas e terças-feiras, enquanto a entrega ocorre às quartas e quintas-feiras. A cada dia, o setor entrega até 150 prontuários.
Com a alta demanda, o tempo para entrega tem girado em torno de 70 dias. Para fazer a solicitação, o usuário preenche uma guia com dados como a data da entrada no hospital, assina o livro e recebe um recibo com a data para entrega do prontuário.
Após isso, os funcionários do setor iniciam a busca no arquivo, que possui mais de 90 mil prontuários.  
Fonte: Ascom-Sesau