Cotidiano

A menos de um mês para fim do prazo, 30% dos contribuintes declararam IR

Contribuintes podem declarar o Imposto de Renda até o dia 28 deste mês

Dados da Receita Federal mostram que, até o momento, apenas 18 mil dos 42 mil contribuintes do Estado declararam o imposto de renda, o que representa 30% do total. O prazo para a declaração do imposto vai até o último dia útil do mês de abril, dia 28, a pouco menos de um mês.

De acordo com o delegado da Receita Federal em Roraima, Omar Rubim, é importante que o contribuinte se antecipe e busque fazer a declaração o mais rápido possível. “Ainda há um tempo considerado elástico para o término do prazo. Então as pessoas devem organizar a documentação necessária e efetuar a declaração o quanto antes para evitar possíveis transtornos. É uma oportunidade para fazer com mais calma e ajustar algumas inconsistências”, disse.

Os contribuintes podem fazer a declaração pelo computador, por meio do programa de declaração da Receita Federal, que está disponível no site: idg.receita.fazenda.gov.br. “Quem atrasar a declaração vai pagar uma multa de R$ 165,74. Para quem tem imposto devido, é aplicada a multa e mais 1% do valor total por mês, com limite de até 20%, além dos encargos moratórios”, explicou o Rubim.

Além de dar celeridade ao processo, as pessoas devem ficar atentas para não cometerem erros comuns relacionados ao imposto de renda, como a inclusão de dependentes na declaração. Atualmente, a Receita Federal permite a inclusão de filhos, netos, companheiros, pais, avós e até sogros, desde que sejam respeitadas as condições como idade e comprovação da dependência. No entanto, alguns contribuintes declaram como dependente uma pessoa que, na verdade, não se enquadra no perfil.

“É importante que os contribuintes fiquem atentos para esta questão, pois o valor de autuação é bem maior. Além de cobrir as despesas vinculadas ao suposto dependente e pagar pelo imposto, vai pagar uma multa de ofício pela infração com valor mínimo de 75% do valor sonegado, além dos juros e multa moratória”, afirmou o delegado da Receita Federal.

Outro erro frequente cometido pelo contribuinte é em relação à omissão de receita, ou seja, rendimentos tributários que não são declarados. “Isso acontece em especial com o contribuinte que tem mais de uma fonte de renda e deixa de declarar alguma fonte. Isso cria uma inconsistência entre a renda tributável declarada e a renda tributável do titular”, comentou.

Lançar determinadas despesas com o objetivo de reduzir o rendimento tributável é outro equívoco do contribuinte. “Desta forma, são criadas despesas que não existem e que não podem ser comprovadas por meio de documentação. É um fato que provoca a retenção em malha daquele contribuinte”, concluiu Omar Rubim. (B.B)

Busca por contadores para declarar IR é baixa

O contador Leonardo Araújo, que trabalha em um escritório de contabilidade na rua do Muricizeiro, no bairro Caçari, zona Norte, disse que muitos contribuintes buscam auxílio profissional para efetuar a declaração do Imposto de Renda (IR) nas proximidades do fim do prazo, que neste ano termina no dia 28 de abril.

“Quando o processo para efetuar a declaração é aberto, em março, quem geralmente nos procura são pessoas que têm apenas uma fonte de renda ou têm restituição e querem receber o dinheiro logo nos primeiros lotes. Aqui no escritório, atendemos cerca de 100 pessoas no mês passado”, comentou o contador.

Segundo Araújo, a expectativa é que a demanda aumente nos próximos dias. “Na maioria das vezes, quem tem divida para pagar a Receita Federal procura um contador depois. Por isso, acredito que a partir de meados de abril até o fim do prazo o movimento aumente consideravelmente”, frisou. (B.B)