O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Roraima (Sescon) realiza a 7ª edição do “Declare Certo”, um programa que visa tirar dúvidas dos contribuintes em relação à declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O evento acontece de 6 a 8 de abril, das 16h às 20h, no Pátio Roraima Shopping, no bairro Cauamé.
De acordo com o presidente do Sescon, José Belido, é importante que as pessoas esclareçam suas dúvidas para evitar qualquer tipo de problema. “O evento busca orientar a população, de forma gratuita, sobre o preenchimento da declaração. O trabalho é feito por profissionais capacitados e dispostos a ajudar”, frisou.
Um dos objetivos do evento é facilitar a vida do contribuinte. “Os profissionais da área de contabilidade irão repassar todas as informações necessárias e indispensáveis para que o cidadão possa preencher a declaração de forma tranquila e adequada, evitando transtornos com a Receita Federal”, afirmou Belido.
Entre as dúvidas mais frequentes da população estão: saber se está na obrigatoriedade de declarar o imposto de renda; saber o valor que deverá pagar à Receita Federal; e saber como funciona a restituição. “Enfim, o cidadão poderá sanar dúvidas sobre os mais diversos assuntos que tratam do imposto de renda”, acrescentou o presidente José Belido.
Segundo ele, o resultado do programa é positivo tanto para o Sindicato como para a sociedade. “Centenas de pessoas participaram das edições anteriores do ‘Declare Certo’. Em todos os momentos recebemos elogios pelo trabalho e as pessoas saíam satisfeitas com o atendimento. Ao todo, recebemos uma média de 30 a 40 pessoas por dia. Estamos à disposição para atender a todos que precisarem de ajuda. Para nós, é muito importante a participação do povo roraimense”, concluiu José Belido.
O prazo final para emitir a declaração à Receita Federal é dia 28 deste mês. Os contribuintes podem declarar o imposto por meio do programa de declaração da Receita Federal, que está disponível no site: idg.receita.fazenda.gov.br; ou procurar um profissional da área para fazer o serviço.
O contribuinte que atrasar a emissão da declaração vai pagar uma multa de R$ 165,74. Para as pessoas que têm imposto devido, é aplicada a multa e mais 1% do valor total por mês, com limite de até 20%, além dos encargos moratórios. (B.B)