Cotidiano

Falta de iluminação prejudica visão de condutores próximo aos radares

Motoristas afirmam que não estão conseguindo visualizar “pardais” por causa da escuridão ao longo da rodovia federal

À noite na BR-174, no trecho sul sentido Amazonas, a escuridão predomina. O local, único acesso terrestre do Estado com o restante do país, tem pouca ou nenhuma iluminação, o que também dificulta na identificação da sinalização da estrada e a visualização dos radares. Mesmo assim, pedestres se arriscam para atravessar a via com um tráfego intenso.
O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), José Pedro Christ, afirmou que o problema já foi identificado e que a responsabilidade pela iluminação tanto pode ser do DNIT quanto da Prefeitura Municipal de Boa Vista. “Isso depende do acordo entre as partes. No momento, a prefeitura já apresentou um projeto de iluminação publica para o DNIT na parte da duplicação entre o acesso do Contorno Oeste/Sul e a cidade de Boa Vista. A única coisa que falta é a aprovação em Brasília”, explicou. 
Quanto à sinalização e aos radares instalados na via, o superintendente destacou que os quatro equipamentos instalados nas mediações da cidade estão funcionando desde a sua instalação, no dia 1º de novembro. “Os que estão instalados estão funcionando. Nós temos dois tipos de equipamentos diferentes, um chamado radar e outro uma barreira eletrônica. Essa última, instalada em frente ao Distrito Industrial e ao bairro São Bento, ela anuncia para o condutor a velocidade em que ele passou no momento pelo sensor de velocidade. O outro equipamento não tem esse dispositivo para demonstrar ao condutor a velocidade em que ele está trafegando, por isso as pessoas podem achar que não está funcionando, mas na verdade está”, frisou Christ.
Outro fator apontado por Christ é a construção de passarelas para reduzir os riscos corridos pelos pedestres que precisam atravessar a via. “O projeto da construção das passarelas já está com a licitação em andamento. É impossível precisar uma data para conclusão. O que eu posso afirmar é que já passou a data para apresentação das propostas, mas ainda não foi concluído o processo licitatório. Mas logo esses ricos serão minimizados a zero”, afirmou.
PREFEITURA – A Folha entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Boa Vista  para saber se existem projetos para melhorar a iluminação ou a circulação de veículos e pedestres no local, mas até o fechamento desta edição não houve resposta.(JL)