Cotidiano

Bolsa Família: Acompanhamento com beneficiários segue até às 18h

Cerca de 30 profissionais das secretarias municipais de Saúde e Gestão Social estão atendendo as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família no bairro Araceli Souto Maior.
Durante a manhã, pouco mais de 10 famílias cumpriram com as exigências do Ministério do Desenvolvimento Social.
A recepção segue na Escola Municipal Palmira de Castro no período da tarde, das 14h às 18h.  Esta é a segunda ação do ano de acompanhamento das condicionalidades do benefício.
A profissional da Secretaria Municipal de Saúde, Gabriella Almeida, explicou que, a cada duas faltas seguidas nos atendimentos o benefício é bloqueado automaticamente.
“Após o bloqueio, as equipes dos Centros de Referências de Assistência Social procuram as famílias para identificar as causas das ausências de alguma condicionalidade”.
Para manter o pagamento do benefício às famílias, o Ministério do Desenvolvimento Social trabalha com duas condicionalidades: Educação e Saúde. Por isso, é necessário manter os filhos matriculados e com frequência escolar acima de 85%.
A cada duas faltas, é enviada uma advertência ao responsável por meio do extrato de pagamento do benefício.
Também é preciso fazer o acompanhamento nutricional, manter a vacinação em dia e as gestantes devem receber o acompanhamento do pré-natal. As ações dessa natureza visam gerenciar os compromissos assumidos pelas famílias para percepção do benefício.
Há quatro semestres, não há qualquer relato de descumprimento dessas exigências na área da saúde em Boa Vista.
A dona de casa, Maria Cícera, que tem duas filhas de 2 e 9 anos de idade, recebe o benefício em Boa Vista desde o ano de 2009. Ela disse que sempre leva as filhas aos locais de atendimento da prefeitura para que recebam os serviços ofertados na área da saúde.
“Também sou cada vez mais rígida com a frequência escolar da minha filha de 9 anos. Isso vai garantir o futuro dela. Esses atendimentos são essenciais para nossa família”, comentou.
Serviços
Os profissionais medem a altura das crianças, pesam, atualizam a caderneta vacinal e administram dosagem de vitamina A. A previsão é de atender cerca de 200 famílias. Para isso, as secretarias disponibilizaram técnicos de enfermagem, enfermeiros e equipe de apoio logístico, em parceria com os estudantes técnicos do Centro de Educação Técnico e Especializado de Roraima (Ceterr).
Beneficiados
Segundo dados da Secretaria Municipal de Gestão Social, em Boa Vista são 19.710 famílias com perfil para o acompanhamento. Destes, 16.472 já cumpriram as exigências neste semestre, e apenas 3.238 precisam se regularizar.
Com esses números, a prefeitura atingiu o índice de 83,57%, acima do exigido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, cuja meta é assistir 80% do público alvo.
Próximo bairro
A próxima ação da Prefeitura de Boa Vista para atender aos beneficiários do Programa Bolsa Família ocorrerá na sexta-feira, 12, no bairro São Bento. Lá, as equipes esperam atender a aproximadamente 1.900 famílias com os mesmos serviços.
Os responsáveis devem sempre levar a documentação pessoal das crianças e o cartão de vacina. Os atendimentos serão na Escola Municipal Ioládio Batista, das 8h ás 12h e das 14h às 18h.
Fonte: PMBV