Os atletas da equipe adulta do Constelação/Atual aderiram à campanha de doação de sangue e ontem à tarde estiveram no Hemocentro do Hospital Geral de Roraima para fazer a doação. Foram mais de 20 atletas e mais a comissão técnica que compareceram ao local.
Segundo o treinador do Constelação/Atual, Olano Matos, a ação faz parte da campanha “Doe Sangue na Quadra e Fora Dela na Luta pela Vida” uma alusão ao comportamento dos atletas dentro das quatro linhas e fora dela.
“Sempre estamos engajados em promover ações sociais e essa é mais uma delas”, disse Olano se referindo a outras ações que a equipe esteve promovendo, como arrecadação de alimentos, de roupas e brinquedos, e distribuídos para pessoas carentes no período de Natal e Ano Novo.
“Já são 18 anos de existência do Constelação e todos os anos fazemos algum tipo de ação social e agora tivemos essa ideia de poder ajudar na doação de sangue para nosso semelhante e de alguma forma poder ajudar para salvar vidas”, disse.
Além dos atletas, foi feita uma grande mobilização entre torcedores e parentes dos atletas para que aderissem à campanha.
“Acredito que nos três dias, que começa hoje e vai até a sexta-feira, possamos contribuir com pelo menos 500 pessoas comparecendo ao Hemocentro para doar sangue. Essa é nossa meta”, frisou.
Olano afirmou anda que a intenção é promover essa ação pelos menos duas vezes no ano. “Vamos programar para fazer outra campanha dessa ainda este ano”, disse.
Ele explica que para fazer a ação, é necessário ir ao Hemocentro e fazer o cadastro da campanha. “Esperamos que outras equipes, não só do futsal, mas de outras modalidades, possam se espelhar no Constelação e promover campanhas como essa, pois quanto mais pessoas envolvidas, mas doadores teremos e mais vidas serão salvas ”, disse.
O enfermeiro Isaias Magalhães, gerente da Coleta de Sangue do Hemocentro, disse que a campanha chegou em boa hora. “Estávamos com o estoque de sangue baixo devido ao período de chuvas que dificulta um pouco a vinda do doador e só temos a agradecer ao Constelação por essa atitude e é bom ver ações assim com esse vínculo de doação de sangue associada ao esporte, pois esporte é saúde e doação de sangue salva vidas”, disse. “Temos algumas torcidas organizadas e equipes de outras modalidades que já fizeram doações, mas seria bom que os clubes do futebol profissional também aderissem a essa campanha”, frisou.