Polícia

Corpos de dois garimpeiros mortos em reserva indígena chegam a Boa Vista

Avião trazendo corpos das vítimas de afogamento e homicídio em Alto Alegre chegou às 10h

O avião enviado para resgatar os corpos de dois garimpeiros mortos às margens do Rio Uraricoera, no município de Alto Alegre, região Centro-Oeste de Roraima, na Terra Indígena Yanomami, pousou nesta terça-feira, 30, no hangar do governo, anexo ao Aeroporto Internacional Atlas Brasil Cantanhede, por volta das 10h.

Em operação conjunta, equipes da Polícia Civil, CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), da Casa Militar, e do IML (Instituto Médico Legal) foram ao local na tentativa de colher informações para elucidar as mortes.

Foram resgatados os corpos de Lucas Vieira Lima da Silva Lima, de 24 anos, que foi encontrado na manhã de domingo, 28, às margens do Rio Uraricoera, e Manoel Fernandes da Costa, de 64 anos, que foi assassinado a tiros na mesma região de garimpo ilegal.

As equipes ainda tentam localizar o corpo de um terceiro garimpeiro, que também teria sido assassinado e enterrado na terra indígena. “Fomos resgatar o corpo desse garimpeiro, mas acabamos encontrando apenas a vítima que morreu por arma de fogo. Vamos retornar para lá para tentar encontrar essa terceira vítima, fazer a exumação do corpo e trazê-lo para Boa Vista”, disse o secretário-adjunto da Casa Militar, Coronel Santanta.

Segundo ele, peritos do IML teriam informado que mais corpos de garimpeiros estariam enterrados na região. “Vamos averiguar e os policiais que lá se encontram adotarão as medidas cabíveis. A operação está sendo realizada e esperamos que até o final da tarde de hoje possamos concluí-la”, destacou o coronel.

Informações preliminares dão conta de que os assassinatos não região estejam ocorrendo por conta de conflitos entre garimpeiros. As mortes estão sendo investigadas pela Polícia Civil.

O CASO- Na semana passada, A Polícia Civil de Roraima se deslocou em diligencias para elucidar o caso das mortes dos garimpeiros ocorridas as margens do Rio Uraricoera, município de Alto Alegre, região Centro-Oeste de Roraima, na Terra Indígena Yanomami.

As mortes chegaram ao conhecimento das autoridades policiais depois que o garimpeiro Antônio Francisco dos Santos, de 52 anos, natural do Estado do Maranhão (MA), foi encontrado morto às margens do rio Uraricoera, no município de Alto Alegre.