Política

Eleitores podem ir a cartório eleitoral para se regularizarem

Cadastramento biométrico é obrigatório para os eleitores de Boa Vista e quem está em dívida com a Justiça Eleitoral já pode se regularizar

Os eleitores que não fizeram o recadastramento biométrico antes das eleições deste ano agora podem procurar qualquer cartório eleitoral de Boa Vista para regularizar a situação. A princípio, apenas os eleitores das 1ª e 5ª Zonas poderão realizar o cadastro. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a partir de 2015 serão realizados mutirões para atender os eleitores que residem nos demais municípios.
Em abril de 2013, o TRE convocou todos os eleitores de Boa Vista a realizarem o recadastramento biométrico, pois o novo sistema de identificação seria utilizado nas eleições de 2014. O prazo encerrou em dezembro do ano passado. Cerca de 90% dos 184 mil eleitores de Boa Vista compareceram aos cartórios eleitorais para atualizar o cadastro.
Conforme o coordenador de eleições do TRE, Fábio Barros, os eleitores em débito com este procedimento obrigatório podem procurar qualquer cartório eleitoral para atualizar o cadastro. “Como as eleições já passaram, o recadastramento biométrico pode ser feito a qualquer momento. Os cartórios ficam abertos de segunda a sexta, das 8h às 15h”, disse.
Barros destacou que apenas os eleitores de Boa Vista estão convocados a realizar o cadastro biométrico. “O TRE irá realizar mutirões nos demais municípios para que o novo sistema seja utilizado em todo o Estado nas próximas eleições”, frisou.
IRREGULARIDADE – O eleitor que não realizar o cadastramento biométrico até as eleições de 2016 estará sujeito ao pagamento de multas. Ele deverá comparecer ao cartório eleitoral de sua região para imprimir uma Guia de Recolhimento da União (GRU) e fazer a quitação por meio de depósito bancário, colocando fim ao débito.
Em caso de irregularidade com a Justiça Eleitoral, o eleitor não poderá: inscrever-se em concurso público; tirar passaporte ou carteira de identidade; participar de concorrência pública; obter empréstimos de bancos estatais; e renovar matrícula em estabelecimento de ensino, entre outros. (I.S)