Cotidiano

Organizadores esperam público de 20 mil pessoas no Boa Vista Junina

Previsto para iniciar às 19 horas deste sábado, 17, o arraial deste ano terá duas atrações nacionais, e temática voltada para a primeira infância

A Prefeitura de Boa Vista dá inicio, neste sábado, 17, às atividades do tradicional Arraial Boa Vista Junina. Previsto para iniciar às 19 horas, a festa este ano pretende reunir durante os oito dias mais de 20 mil pessoas na Praça Fábio Marques Paracat, no Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, no Centro.

Ontem, as equipes da Fundação de Educação, Turismo, Esportes e Cultura de Boa Vista (Fetec) realizaram as últimas inspeções antes do início da festa, que terá como novidade os cuidados com a primeira infância. “O Boa Vista Junina vem com uma estrutura totalmente repaginada, garantindo total conforto para as pessoas que vão participar da festa. Teremos todos os serviços voltados para a primeira infância, oferecendo ao público espaços como o cantinho da amamentação, a parte de alimentação infantil, fraldário e tenda lúdica, para que os pais possam deixar as crianças seguras enquanto dão uma circulada no arraial”, disse o superintendente de Cultura do órgão, Enos Almeida.

Outra novidade para esta edição é a área de alimentação, que este ano estará toda coberta. A ideia é fazer com que o visitante possa desfrutar do ambiente sem se preocupar com as chuvas típicas do período junino. Já na parte de atrações, o Boa Vista Junina vai contar com três palcos, sendo o palco principal, a Grande Arena, onde acontece o festival de quadrilhas juninas, e a Sala de Reboco, espaço dedicado à cultura nordestina.

“Todos os dias teremos na Sala de Reboco vários artistas, onde o ritmo predominante será forró pé de serra e o forró universitário. Já para o Palco Principal, nós teremos duas atrações nacionais, sendo elas a Lucy Alves, abrindo o primeiro dia de evento, e a dupla Marcos e Mancini, no encerramento do arraial, no dia 24”, completou o superintendente.

SEGURANÇA – Na parte de segurança, o evento deste ano terá o apoio de todas as instituições do Estado, como Polícia Militar e Polícia Civil. Somente da Guarda Civil Municipal (GCM), será empregado um efetivo de 75 agentes, entre homens e mulheres. O perímetro também ganhará atenção com a presença de pessoal da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran).

“O horário é diferenciado, começando das 19h indo até no máximo 1h. Sempre temos grandes parceiros na segurança. Além da segurança contratada, temos a presença do Corpo de Bombeiros, do Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], ou seja, todo um aparato de segurança operando 24 horas na área do arraial. Nos últimos cinco anos, nós não tivemos registrada nenhuma ocorrência e continuamos com a meta de manter isso zerado”, salientou.

TENDAS – Já em relação à parte física de tendas, arquibancadas, camarotes e palcos, Enos Almeida destacou que todas elas possuem laudos aprovados de todos os órgãos de segurança que fiscalizam os componentes utilizados na montagem dessas estruturas. A afirmação é uma resposta à queixa feita por internautas nas redes sociais questionando a utilização de blocos de concreto como reforço de pilastra de tendas de serviço.

“Todas as estruturas utilizadas no arraial têm as RTs dos órgãos responsáveis por atestar a segurança em eventos públicos. No caso das tendas, os blocos atendem às exigências do Corpo de Bombeiros, tanto que todos possuem as mesmas especificações de altura e peso. Então, a população pode ficar tranquila e que, em caso de fatores climáticos inesperados, a segurança estará garantida”, frisou. (M.L)