As vítimas de acidentes de trânsito ainda são a principal demanda no Pronto Socorro Francisco Elesbão (PSFE). Os dados do Serviço de Arquivo e Estatística (Same) do Hospital Geral de Roraima mostram um aumento de 57,2% de atendimentos de acidentes no final de semana passado, de 5 a 8 de dezembro, se comparado ao anterior (28 a 30 de novembro).
Nos quatro dias, foram registradas 162 ocorrências graves, sendo 95 de acidentes de motocicleta, 15 de acidentes de carro, quatro atropelamentos, nove colisões e 39 causas traumáticas. No fim de semana anterior, foram 103 macas ocupadas por vítimas de acidentes de trânsito. “Os motociclistas são os que mais aparecem na porta de entrada do hospital. Enquanto em um final de semana houve 74 ocorrências, neste último foram 95 casos”, afirmou o coordenador do Same, Gleudson dos Prazeres.
Ao contabilizar o número total de pacientes que passaram pelo PSFE e Pronto Atendimento Airton Rocha (PAAR), anexo do HGR, houve aumento de 60,7%. O comparativo também é do último final de semana com a semana anterior. No total, o PAAR registrou 753 pacientes, contra 477, respectivamente. Enquanto no Pronto Socorro o número elevou de 165 para 279.
O diretor-geral do PAAR, Samir Xaud, explicou que a unidade já estava preparada para atender as ocorrências. As medidas administrativas e de pessoal que ocorrem sempre quando há algum feriado prolongado são tomadas para garantir esses prováveis aumentos de demanda.
Xaud acredita que a lotação da unidade deve-se por vários fatores, como o recebimento de salários do funcionalismo público, show artístico que movimentou a Capital e, sobretudo, a imprudência de motoristas no trânsito. “Em muitos casos, são acidentes que podiam ser evitados”, afirmou.
Cotidiano
Acidentados representam 57% dos pacientes
Dos atendidos no Proto Socorro, 95 foram vítimas de acidentes com moto e 15 de carro, quatro de atropelamentos e nove de colisões