Moradores do bairro Santa Teresa, na zona Oeste da Capital, reclamam da situação precária em que se encontra a rua Puraqué, que liga a Avenida Princesa Isabel a outros bairros. Segundo eles, o serviço de recapeamento do local está parado há mais de quatro anos, desde a gestão do então prefeito Iradilson Sampaio. Sem que as reivindicações para que a obra seja concluída fossem atendidas, os moradores pretendem organizar uma ação comunitária de protesto para sábado, 13.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Teresa, Francinéco Fernandes da Costa, disse que cobra respostas da Secretaria Municipal de Obras desde setembro, sem êxito. “A rua está abandonada faz um tempo. Os moradores almoçam e jantam poeira nesse verão. Solicitamos providência das autoridades e informaram que antes do final do ano iriam colocar sinalização para que a obra fosse retomada, mas até agora nada foi feito”, reclamou.
Além da falta de recapeamento, os moradores convivem diariamente com o mau cheiro causado por uma vala sem tratamento. “A rua também tem problema de saneamento. Solicitamos da Prefeitura que fosse feita uma galeria na vala para melhorar a situação, mas nada foi resolvido”, afirmou ao complementar que os moradores irão se reunir com lideranças comunitárias de outros bairros para realizar um protesto reivindicando melhorias.
“Vamos promover uma ação comunitária no sábado pela manhã. Os moradores me cobram todos os dias e vamos lutar em busca de respostas. Não queremos apenas reclamar, vamos lutar por nossos direitos”, frisou. Ele disse que faltam placas de sinalização nas ruas do bairro e que essa será mais uma reivindicação cobrada no protesto. “Estamos solicitando também redutores de velocidade nas ruas, como lombadas e placas para tentar reduzir os acidentes por falta de sinalização”.
PREFEITURA-A Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo informou que está concluindo um projeto de pavimentação que contemplará ruas e avenidas do bairro Santa Teresa. Informou ainda que enviará uma equipe ao local para verificar a situação da rua Puraqué.
Em relação ao lixo, a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas informou que o bairro Santa Teresa foi limpo no período de 8 a 13 de setembro e que a população deve ajudar a manter a cidade limpa. “Uma equipe foi ao local para verificar a situação da rua e a denúncia não procede”, afirmou o órgão. (L.G.C)
Cotidiano