Polícia

Presos fogem da Penitenciária usando 'teresa'

Sem policiamento nas guaritas, os presos mais uma vez não encontraram dificuldades para fugir da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc), zona rural. Eles fizeram uma escada improvisada e corda com lençóis, apelidada de “Teresa”, escalaram o muro e ganharam a liberdade. A fuga ocorreu na madrugada de ontem.
Agentes do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), informaram que dos quatro presos que escaparam, dois já haviam sido recapturados na tarde de ontem.
Os quatro detentos fugiram da ala 14, segundo policiais militares. Até o encerramento da matéria, os agentes penitenciários faziam a contagem dos presos para confirmar o número de foragidos. Os PMs disseram que no momento da fuga havia soldados da Força Nacional de Segurança Pública na Penitenciária Agrícola.
A unidade prisional é a maior do Estado e tem capacidade para receber até 750 detentos, mas atualmente abriga mais de 1.100 presos. Na última fuga, 28 presos saíram por um buraco ao lado do muro, a menos de 10 metros de uma guarita, que no momento estava sem vigilância. A fuga em massa ocorreu no dia 25 de novembro, apesar da presença de 30 soldados da Força Nacional na Penitenciária.
A Folha tentou, ontem à tarde, contato telefônico com o secretário de Justiça e Cidadania, Natanael Nascimento, mas não obteve êxito. Não foram informados os nomes dos foragidos nem dos supostamente recapturados. (AJ)