Política

MP dá prazo de 30 dias para que governo recupere pontes

Situação crítica das pontes ao longo da RR-325 foi denunciada pelos moradores para a Folha, na edição de ontem

Depois de reclamações de moradores de Alto Alegre, o Ministério Público do Estado de Roraima, por intermédio da Promotoria de Justiça da comarca daquele município, enviou ofício à Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf) recomendando adoção de medidas emergenciais para reconstrução e recuperação das pontes que dão acesso ao município. A denúncia foi feita na edição de ontem da Folha.

A pedido dos moradores, o promotor de justiça substituto Igor Naves realizou inspeção in loco nos igarapés do Bicho e Comissão, localizados na RR-325, que liga Alto Alegre a Mucajaí, constando a situação precária das pontes com risco iminente à população que trafega pela rodovia.

O promotor explicou que a ponte sobre o Igarapé do Bicho, que fica a 10 quilômetros da sede, rompeu-se totalmente na última semana, com a passagem de um caminhão carregado de brita, obrigando a população a utilizar um desvio improvisado, dentro de uma propriedade particular. “A preocupação do MPRR é que a qualquer momento esse trecho da RR-325 poderá ser interditado, uma vez que a pequena ponte utilizada como alternativa não dispõe de estrutura para suportar o grande número de veículos que transitam diariamente, inclusive o transporte escolar e os carros que fazem a coleta do lixo”, ressaltou o promotor.

Já a ponte sobre o Igarapé Comissão, na mesma rodovia, encontra-se em péssimo estado de conservação e corre risco iminente de romper a qualquer momento, o que requer urgência em obra de reforma, segundo o Ministério Público.

Assim, o MPRR concedeu prazo de 30 dias para que o Governo do Estado realize os serviços de recuperação das pontes, sob pena do ajuizamento imediato de ação civil pública.

GOVERNO – Em nota, a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) informou que existem processos licitatórios para realização tanto da obra de reconstrução da ponte sobre o Igarapé do Bicho, cuja estrutura já apresentava desgaste acentuado e sofreu danos maiores na sexta-feira passada, após a passagem de um veículo pesado, quanto da ponte do Igarapé Comissão.

Eles foram encaminhados pela Seinf para análise e avaliação da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração (Cofa), do Governo do Estado, para liberação de recursos, a fim de que as obras sejam iniciadas.