Cotidiano

Primeiro dia de funcionamento de Uber é marcado por tumulto com taxistas

Condutor de Ubes foi cercado por taxistas na Praça do Centro Cívico e precisou ser protegido por PMs do Palácio do Governo

O primeiro dia da instalação do aplicativo Uber, empresa multinacional voltada para a prestação de serviço de transporte urbano, já causou tumulto em Roraima. Na tarde de ontem, 21, taxistas cercaram o motorista Matheus Teixeira, de 20 anos, que estava estacionado na Praça do Centro Cívico e teve que ser defendido por policiais que fazem a segurança do Palácio do Governo.

Segundo Matheus Teixeira, dois táxis pararam na parte da frente do carro e dois na traseira. “Um dos taxistas desceu e bateu na janela e eu saí cantando pneu. Eles foram atrás e fui perseguido. Parei na frente do Palácio, depois corri e os policiais de serviço lá me ajudaram. De lá a polícia me escoltou até o distrito policial, eu prestei queixa”, informou.

Os taxistas informaram que só queriam conversar com o motorista e indagar sobre a legalidade do funcionamento do aplicativo em Boa Vista. Eles alegaram que a concorrência seria desleal e que os motoristas de Uber não pagariam o imposto e outros serviços que eram obrigatórios. O caso foi encaminhado para registro de Boletim de Ocorrência no 1º Distrito Policial.

SINDICATO – O presidente do Sindicato dos Taxistas em Roraima, Marino Jorge, esteve no local e conversou com os policiais e dialogou com os membros da categoria que estavam mais exaltados. À Folha, ele disse que era contra o Uber, mas que os taxistas não podem “perder a cabeça” e que agora era a hora de os sindicalistas se unirem.

Marino Jorge informou que a categoria só vai se mobilizar oficialmente após uma conversa com a Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV). “Se o Uber instalou, é clandestino. Até então, o que eu tinha conversado com o Município é que não estava liberado, que não tem nada legalizado. Nesta quinta-feira pela manhã vou pleitear uma reunião com a prefeita Teresa Surita [PMDB]”, esclareceu.

Apesar de ter dito que esperava uma resposta da Prefeitura, o presidente afirmou que haverá protestos por parte da categoria. “Se estiver legalizado, nós vamos manifestar. Se não legalizou e deixou ser implantado clandestino para concorrer com a gente, nós vamos manifestar do mesmo jeito. Vamos parar e não tem hora para encerrar depois que começar”, frisou.

PREFEITURA – A Folha entrou em contato com a Prefeitura para obter informações sobre a legalidade de Uber em Boa Vista, porém, não obteve resposta até o fechamento da matéria.

Internautas dizem que Uber é sinal de desenvolvimento

O tumulto entre o motorista de Uber e taxistas causou grande repercussão nas redes sociais na tarde de ontem, 21. No entanto, a maioria das opiniões com relação à instalação do serviço em Boa Vista era positiva.

A psicóloga Natasha Queiroz acredita que o serviço trará muitos benefícios. “Vai ampliar nossas possibilidades de se locomover, principalmente porque nossa cidade ainda tem certos limites quanto a transporte público.

Então, vai facilitar muito a nossa vida”, opinou. Quanto a concorrência com os taxistas, ela não avaliou a situação como algo negativo. “Haverá, sim, mas penso que tem mercado para ambos os meios de transporte”, frisou.

“Até meados da década de 1980, o datilógrafo era imprescindível nos escritórios. Os computadores fizeram com que a profissão evoluísse e muitos se tornaram digitadores. Antes do uso da refrigeração como conhecemos hoje, o leite era entregue diariamente por um leiteiro. Telefonistas eram responsáveis por originar chamadas de longa distância e mais algumas atividades que hoje fazemos sem dificuldades. Num mundo de Google e Wikipédia, a Enciclopédia Britânica, a mais antiga do mundo em inglês, encerrou as vendas de sua edição impressa, após 244 anos”, comentou o internauta Wanwan Aguiar.

“Nos Estados Unidos, é bem comum o autosserviço em postos de combustíveis. No Brasil, a prática é proibida. Com a tendência do autosserviço, a função de frentista pode ter fim, provavelmente com o Uber, a profissão do taxista terá grandes impactos financeiros. Agora é esperar para ver. Uber não tem retrocesso. Se é injusto, é outra questão”, complementou.

“Achei ótimo, já até baixei o aplicativo”, disse a profissional de Relações Internacionais Silara Cândido. “Vou usar quando quiser beber e não tiver carona”, afirmou uma internauta que preferiu não se identificar. “Vão ter que se adequar às mudanças. É para melhorar. O desenvolvimento chegou”, disse outra.

Preços são mais baixos do que em São Paulo e Manaus

Segundo dados da empresa de transporte urbano, os valores aplicados pelo Uber em Boa Vista serão menores do que em outras cidades, como São Paulo, Manaus e Belém. A tarifa em Boa Vista terá um preço base de R$ 1,50, somados a R$ 1,06 por quilômetro e mais R$ 0,10 por minuto, com uma cobrança da taxa de cancelamento de R$ 5,00.

A tarifa em São Paulo (SP), por exemplo, tem preço base de R$ 2,00, acrescidos de R$ 1,40 por quilômetro e R$ 0,26 por minuto. Em Belém (PA) e Manaus (AM), o preço base é o mesmo aplicado em Boa Vista, porém, o valor cobrado por quilômetro é de R$ 1,25 e dos minutos custa R$ 0,20.

A empresa informou ainda, que inicialmente serão disponibilizados somente os veículos da categoria Uber X, ou seja, formada por carros populares do ano de 2008 em diante, com quatro portas, cinco lugares e ar-condicionado.

Inicialmente, os pagamentos estarão disponíveis somente no cartão de crédito. Mas, após a fase inicial de operação na cidade, será permitido o pagamento em dinheiro. Atualmente, o Uber tem cerca de 50 mil motoristas cadastrados no País e, no ano passado, contou com 13 milhões de usuários ativos.

Outros serviços como o UberPool, onde até três passageiros podem ocupar o mesmo carro, algo similar ao praticado pelo táxi-lotação e o Uber Select, com carros de maior padrão e tarifa cerca de 20% mais cara, ainda não tem previsão de serem implantados.

Para solicitar um veículo o usuário precisa baixar o aplicativo em seu celular e criar uma conta. Depois abrir o app e apontar no mapa ou escrever o endereço de onde o motorista deve encontrá-lo. Na tela do celular, o cliente pode acompanhar dados como a placa e modelo do carro, há quantos minutos e metros de distância o carro está e a previsão de preço da corrida. Ao final do trajeto, o cliente poderá fazer uma avaliação da conduta do motorista. Não é necessário pagamento de gorjeta.

A empresa defende que isso representa uma forma flexível de ganhar dinheiro, no caso dos motoristas cadastrados no app e que fortalece as economias locais, melhorando o acesso ao transporte e torna as ruas ainda mais seguras, ao evitar acidentes por condutores embriagados. (P.C.)