Cerca de 60 gestores de escolas indígenas participaram ontem, 21, do 1º Encontro de Educação Indígena, promovido pelo Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais (Depe) da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed), no mini auditório do Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (Ceforr).
No encontro foram apresentados todos os programas educacionais gerenciados pelo departamento: Dinheiro Direto na Escola, Conselho Escolar, Educação Ambiental, Jovem Senador, Jovem Embaixador, Educação Musical (Canto e Coral), Educação Especial e Caminhada Literária.
Houve uma demonstração prática de contação de história do programa Caminhada Literária como forma de incentivar os profissionais a participarem deste projeto. Também foram apresentados os projetos de Canto e Coral, Bandas e Fanfarras, Eleitor do Futuro, Educação Fiscal, Parlamento Jovem Brasileiro.
Na Escola Estadual Indígena José Viriato, na comunidade da Raposa, em Normandia, os 353 alunos não conhecem e nem participam de nenhum desses programas. “Eu vim cheio de expectativa e com vontade de levar algo novo para a escola e implantar os projetos”, disse o gestor da unidade, Nélio Diogo.