Festa do padroeiro dos pescadores terá confissão, curso de padrinhos, batizados e Arraial com comidas típicas
A programação religiosa alusiva ao Dia de São Pedro inicia neste sábado (24) com direito a missa e batizado, procissão, curso de padrinhos, e o tradicional Arraial com comidas típicas.
A festa de São Pedro é uma das mais comemoradas entre as chamadas “festas juninas”. De acordo com a coordenadora do Conselho Pastoral da Comunidade de São Pedro Ivani Perin, a data não poderia passar em branco.
“Nossa comunidade católica tem como padroeiro este admirável discípulo de Jesus Cristo e na referida data são realizadas varias homenagens a este grande servo de Deus. Como parte das comemorações ao padroeiro dos pescadores, os devotos também poderão participar do arraial que acontece no pátio da igreja logo após a missa, à noite no dia 29”, explicou.
PROGRAMAÇÃO
A igreja do santo padroeiro dos pescadores, localizada na Rua Miguel Lupy Martins, nº 360, no bairro São Pedro, abre às portas para receber os fiéis a partir das 13h com o curso de Pais e Padrinhos. A programação tem continuidade no domingo com batizados a partir das 08h da manhã.
Na segunda-feira (26) ocorre o primeiro dia de Triduo de São Pedro com participação das comunidades de São Francisco e Santo André. Na terça-feira (27) será a vez das Comunidades de São Mateus, Santissimo Sacramento e Nossa Senhora da Anunciação. O terceiro dia, na quarta-feira (27) terá evento com participação das comunidades Nossa Senhora de Aparecida e São Paulo. Todos os dias haverá confissão a partir das 18h30.
Dia de São Pedro
No dia 29 de junho, a programação se estende durante todo o dia. A ação inicia com a Alvorada com queima de fogos e café da manhã partilhado a partir das 06 da manhã.
A procissão de São Pedro ocorre saindo da Igreja da Nossa Senhora da Aparecida para a Comunidade São Pedro a partir das 17horas.
No local haverá uma missa homenageando a data a partir das 18 horas e um Arraial com comidas típicas e sorteios de brindes a partir das 19h30.
Origem do Dia de São Pedro
A origem desta celebração é muito antiga e, supostamente, ocorre em 29 de junho, pois teria sido a data do aniversário de morte e do translado das relíquias de ambos os santos.
Nesta data ainda é considerada o Dia do Papa, pois São Pedro, segundo os católicos, foi o primeiro Papa da Igreja, além de ter sido o que permaneceu por mais tempo com esse título (37 anos).