Cotidiano

Onze crianças da Capital foram enviadas para tratamento fora

A Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV), que é a responsável pela saúde básica de saúde das crianças até 13 anos, informou que somente este ano crianças, de 4 a 12 anos, foram encaminhadas para tratamento em oncologia fora do Estado.

Conforme os dados municipais, o registro de doenças nos jovens sofreu um amento em 2016. No ano passado, foram registrados 49 casos, no período de janeiro a outubro. Já durante todo o ano de 2015, foram registrados 44 casos da doença. Apesar do pequeno aumento, o crescimento ainda fica abaixo do que foi registrado em 2014, quando foram detectados 71 casos de câncer em crianças e adolescentes.

Segundo a Prefeitura, os casos diagnosticados com câncer no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) são automaticamente enviados para Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e a unidade de saúde faz o acompanhamento dos pacientes com equipe multidisciplinar. Os tipos mais comuns registrados no HCSA são leucemia, com 90% dos casos apresentados.

A Prefeitura ressaltou que o câncer infantil é muito raro e, dependendo do diagnóstico precoce, alguns têm chance de cura de 90%. “É muito importante que os pais levem a criança até uma unidade básica de saúde para avaliações periódicas para que, se algo suspeito seja identificado, o médico encaminhe a criança até um especialista no hospital”, informou a Prefeitura por meio de nota.

Por sua vez, a Sesau informou que a unidade de oncologia do Estado tem realizado um excelente trabalho de prevenção e tratamento de câncer, inclusive com um convênio com um hospital em Manaus (AM), para realização de radioterapia. (P.C.)