Cotidiano

Mais de 170 presas da Cadeia Feminina são transferidas para o antigo CPP, no Asa Branca

Prédio que irá abrigar as detentas fica em uma área residencial, próximo de escolas e casas

Iniciou às 4h30 da manhã desta quarta-feira, 26, a operação de transferência das 178 presas do prédio onde funcionava a CPFBV (Cadeia Pública Feminina de Boa Vista), na zona Rural, para o prédio onde funcionava o CPP (Centro de Progressão Penitenciária), no bairro Asa Branca, zona Oeste de Boa Vista.

A nova unidade para onde foram transferidas as detentas fica em uma área residencial, próximo de escolas e diversas casas. Os 180 presos que cumprem pena em regime semiaberto no CPP agora passam a pernoitar no prédio da Cadeia Pública Feminina de Boa Vista.

“O antigo CPP, que abrigava os presos do regime semiaberto com proposta de emprego externo, passa a funcionar no antigo prédio da Cadeia Feminina. Lá os presos só irão realizar a pernoite enquanto as detentas, que passam 24h por dia na unidade, terão um prédio maior e com mais comodidade para o cumprimento das penas”, afirmou o secretário adjunto de justiça e cidadania, capitão Diego Bezerra.

Outro fator destacado por Bezerra, é que a nova unidade vai proporcionar mais segurança para os agentes penitenciários trabalharem. “      O prédio passou por uma série de adequações no último ano e tem muito mais segurança para o desenvolvimento das atividades”, frisou.

OPERAÇÃO – Foram envolvidos na operação de transferência 50 agentes penitenciários, quatro viaturas da Sejuc, 12 policiais da Força Nacional de Segurança com três viaturas, dois microônibus da Polícia Militar e dois policiais militares.

A transferência teve a primeira etapa concluída às 7h30, quando todas as presas foram levadas para nova unidade. Durante todo dia os agentes trabalharão na transferência dos pertences e arquivos das detentas.

“Não haverá cancelamento de visitas ou entrega de alimentos. A única diferença é que agora elas cumprem pena em um novo prédio, no Asa Branca”, enfatizou o capitão Diego Bezerra.