Cotidiano

Campanha contra poliomielite e sarampode é prorrogada

Em virtude da baixa procura, o Ministério da Saúde prorrogou pela segunda vez, em todo o país, a campanha de vacinação até o dia 31 de dezembro

Em Boa Vista, foram vacinadas contra o sarampo 71,8% do público alvo e da pólio 89,29%. De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Josianne Maia, a estratégia de prorrogação da campanha visa atender as crianças que ainda não receberam as doses das vacinas.
“O não alcance da meta influi diretamente no controle dessas doenças no país, deixando a população suscetível à doença por meio da introdução do vírus. Lembrando que estamos tendo um surto de sarampo no Ceará e já chegamos a mais de 500 casos notificados e confirmados. A imunização é a única maneira de prevenir a doença e, quando feita na infância, garante a proteção para toda vida”, alertou a coordenadora.
Público Alvo
O público-alvo da campanha contra a poliomielite são crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos. Contra o sarampo, devem ser vacinadas  crianças de um a menores de cinco anos.
Meta
A meta é vacinar 95% das 26.198 crianças contra poliomielite e 95% das 23.019 crianças compreendidas dentro da faixa etária para imunização contra o sarampo.
A importância de vacinar contra a poliomielite 
A vacina oral contra a poliomielite  protege contra os três tipos de vírus da pólio causador da paralisia infantil e tem eficácia de 95%.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, quando infectada, a criança adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.
A importância de vacinar contra o sarampo
A imunização contra o sarampo protege contra a rubéola e a caxumba, além de ser o único método seguro e preventivo contra a doença. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar e falar.
Fonte: Ascom-Sesau