Cotidiano

Mês deve fechar com 15 mil embarques

Número de pessoas viajando de avião aumentou neste fim de ano, sendo a região Nordeste o trecho mais procurado

A chegada do período de férias de final de ano faz aumentar a procura por voos no Aeroporto Internacional de Boa Vista Atlas Cantanhede. Segundo informou o superintendente da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) em Roraima, Daniel Sobrinho, a perspectiva é de que mais de 15 mil passageiros embarquem neste mês, o que representa um aumento de 12% no fluxo de passageiros em relação ao mesmo período do ano passado. E o mesmo percentual em relação ao mês de novembro, quando aproximadamente 14 mil passageiros embarcaram de Roraima para os mais variados destinos, sendo a região Nordeste a mais procurada. 
“Até o final de dezembro, a perspectiva é que aumente ainda mais e sairemos de uma média de 14 mil embarques por mês para 15,1 mil passageiros em dezembro, apresentando um aumento em torno de 12% no número de pessoas embarcando”, frisou. Ele credita esse aumento no movimento de passageiros ao bom momento econômico por qual passa o Estado. “Quando as pessoas viajam mais é reflexo de que a economia está bem no Estado”, disse.
Daniel Sobrinho disse que, pensando em dar mais comodidade a estas pessoas que procuram os aeroportos nesta época, a Infraero está implantando o Plano de Ação nos aeroportos do País. O planejamento envolve o reforço das atividades operacionais, de atendimento direto ao público e de manutenção e limpeza, aumentando o número de funcionários nos horários de maior movimento para dar mais segurança e agilidade aos usuários. Nos balcões de informação da Infraero, as equipes também estão preparadas para orientar os viajantes.
“Já prevendo o aumento da procura neste período de férias de Natal e de fim de ano, colocamos mais servidores para suprir a necessidade da demanda, quer seja no saguão do aeroporto ou no estacionamento, de modo a atender e prestar informações aos usuários”, frisou.     
Roraima oferece cinco voos diários, sendo dois da Azul, um saindo às 12h e outro às 4h da madrugada. A TAM tem um voo ao meio-dia e outro às 4h. A Gol tem um com saída às 3h. “Todos com aeronaves acima de 100 assentos e com os voos praticamente lotados”, frisou. 
WI-FI – O superintendente informou ainda que Infraero começou este mês o processo de instalação de um novo modelo de oferta de internet Wi-Fi gratuita em todos os aeroportos da rede. Atualmente, a internet sem fio gratuita é acessível apenas em 17 terminais da empresa. Com o novo plano de ação, o serviço atenderá mais 43 terminais e, em um ano, todos os 60 aeroportos da Infraero contarão com Wi-Fi gratuito.
Ele afirmou que em até 200 dias, após o início do contrato, que começou na semana passada, a internet gratuita estará disponível nos aeroportos de Boa Vista, Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Foz do Iguaçu (PR), João Pessoa (PB), Palmas (TO), Rio Branco (AC) e Teresina (PI). “A instalação já começou em alguns aeroportos e, em Roraima, deve chegar já em fevereiro ou março de 2015”, observou.
O acesso gratuito será prestado nas salas de embarque doméstico e/ou internacional, por 30 minutos após o preenchimento de cadastro. Esse período poderá ser acrescido de 15 minutos, caso o passageiro responda a uma pesquisa da Infraero. (R.R)