Política

Parlamentar enumera investimento no setor de Saúde

"Vivemos um momento de crescimento da demanda”, disse Mecias de Jesus

O deputado estadual, Mecias de Jesus, se manifestou nesta sexta-feira, 28, sobre as mortes ocorridas no HGR (Hospital Geral de Roraima) entre os dias 22 e 23 de julho. Ele se solidariza com as famílias das pessoas que faleceram, destacou sua preocupação com a Saúde do Estado que tem tido grandes avanços, e acredita que as mortes se tratam de uma fatalidade.

Ele é autor da Emenda Constitucional que possibilitou um aumento de 12% para 18% no percentual orçamentário da Saúde estadual, o que significa R$ 120 milhões a mais em recursos.

“Em anos anteriores isso não ocorreu, estamos vivendo um momento de crescimento da demanda, mas também um momento de investimentos, exemplo disso são os mais de 800 servidores convocados e empossados em 2016 e 2017 do concurso de 2013, além do reforço nas unidades com aquisição de medicamentos e equipamentos”, disse.

“Eu confio e acredito no trabalho dos médicos, enfermeiros e toda a equipe técnica das unidades de saúde do Estado, do Hospital Geral de Roraima e da Maternidade. São mais de dois mil servidores. Infelizmente, lidar com uma fatalidade como esta não é fácil, mas temos excelentes profissionais que não se omitem de atender e cuidar dos enfermos”, complementou.

Mecias de Jesus foi incisivo ao pontuar que as mortes causam preocupação, especialmente no momento em que Roraima infla demograficamente em virtude dos milhares de venezuelanos que buscam refúgio no estado, além de atendimento de saúde e melhor condição de vida. Por conta disso, o parlamentar tem dialogado com as instituições estaduais e acompanhado as ações nesta área.

“A questão da saúde nos preocupa bastante, especialmente com a demanda que estamos recebendo da Venezuela via fronteira que hoje, pelas informações que temos, já totaliza 30% dos atendimentos na Saúde estadual. Ou seja, precisamos atender os brasileiros e os venezuelanos acometidos, inclusive, de doenças que o Brasil já havia erradicado, infelizmente”, declarou.

Mecias de Jesus informou que vai solicitar – por intermédio do deputado federal, Jhonatan de Jesus – ao Governo Federal uma ação conjunta com o Governo do Estado e a Prefeitura de Pacaraima para cadastro e triagem mais efetiva dos venezuelanos que cruzam a fronteira diariamente. O objetivo é minimizar os efeitos da migração nas circunstâncias em que ela está ocorrendo.

“O Brasil não vai fechar as portas para os irmãos venezuelanos, mas precisamos saber quem são estas pessoas. Pois, assim como estamos recebendo pessoas de bem que estão buscando uma saída para a crise que afeta aquele país, outras de má índole podem estar se aproveitando da situação para vir cometer crimes ou outros delitos no país, incluindo, especificamente, Roraima”, disse.

“Com uma triagem seletiva, o país pode muito bem impedir a entrada de criminosos, principalmente, aqueles que vem com a intenção de morar no Estado”, finalizou.

Com informações da Assessoria do deputado