Política

Assembleia retorna do recesso com poucos parlamentares em plenário

Recesso parlamentar da Assembleia Legislativa de Roraima terminou nesta terça-feira, 1º

A Assembleia Legislativa de Roraima abriu os trabalhos do segundo semestre ontem, 1º, após recesso parlamentar no mês de julho. A primeira sessão do segundo período legislativo não necessita de protocolo ou solenidades, como ocorre nas sessões do início do ano, quando há uma solenidade para instalação dos trabalhos.

Na primeira sessão de agosto, apenas 12 deputados estavam com a presença marcada no painel da Casa durante a maior parte da sessão. Ao final, o painel eletrônico marcou a presença de 17 parlamentares.

O presidente em exercício da ALE, deputado Coronel Chagas (PRTB), justificou as ausências dos parlamentares pelo fato de a sessão ser um ato solene sem votação de projetos importantes. “Muitos deputados ainda estão viajando, mas tivemos nesta terça-feira a retomada dos trabalhos com oradores inscritos, discussões prévias no âmbito das comissões e dos blocos, então foi bastante produtivo”, avaliou.

Ele destacou que este semestre a Assembleia deve deliberar, além de mensagens de vetos, a sabatina de nomes importantes como o do presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Titonho Beserra, e do presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Aderr), Gelb Platão. “Também temos projetos essenciais para o desenvolvimento de Roraima, como o projeto que institui o Código de Defesa Animal do Estado, que está tramitando nesta Casa. Portanto, a expectativa para este semestre é muito boa para o reinício dos trabalhos com muitas matérias para discutir”, disse.

O deputado George Melo (PSDC), líder do chamado Blocão, disse que a oposição vai se movimentar neste segundo semestre. “Nossa atuação política está crescendo e vamos continuar como maioria, desenvolvendo debates importantes para o Estado”, garantiu. Melo citou a saúde pública e a situação das vicinais de Roraima como prioridades. “Quanto aos vetos, vamos analisar caso a caso, pontuar os interesses da população e aprovar o que realmente for importante para o Estado”, afirmou.

O deputado Brito Bezerra (PP), líder do governo na Assembleia, comentou que a expectativa é que neste semestre melhore o relacionamento do Legislativo com o Executivo. “O momento de recesso foi importante para que pudéssemos visitar as bases no interior. Agora, com o retorno, temos confiança que diversos pontos serão analisados, apresentaremos projetos do Executivo, e logo também iremos deliberar na Casa Legislativa três vetos importantes, que já estão em pauta. Então acreditamos que tudo irá ocorrer da melhor forma”, disse.