O Sindicato dos Servidores do Detran de Roraima (Sindetran) informou que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está terceirizando o setor de vistoria veicular, e que a partir do dia 18 de agosto não haverá mais agendamento de vistoria pelo site, serviço que ficará a cargo da empresa responsável.
O curioso é que, segundo o Sindicato, a taxa de vistoria, que atualmente custa R$ 22,00, deve ser reajustada para R$ 200,00, aumento de mais de 800%.
“É importante informar que o serviço de vistoria é necessário para todos os serviços oferecidos pelo Detran, dentre eles estão a transferência de propriedade, emplacamento, transferência de Estado ou município, emissão de segunda via de documento, entre outros”, informou o sindicato, em nota.
Conforme o Sindetran, o Detran possui um efetivo de 20 vistoriadores concursados, incluindo quatro vistoriadores do último concurso que acabaram de ser convocados. O Sindetran afirma que é contrário à terceirização, principalmente pela fragilidade dos riscos que ela pode trazer referente à clonagem e roubos de veículos”, destacou.
OUTRO LADO- O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) informou que, no dia 21 de junho de 2017, foi publicado no Diário Oficial (PORTARIA N° 555/2017-GAB/DETRAN-RR) sobre o credenciamento da empresa BOAVISTORIA, para o exercício da atividade de vistoria de identificação veicular. A vigência do contrato é de quatro anos.
O Detran informa que não tem data definida para que se encerre o agendamento através do site, como vem sendo informado.
Os valores dos serviços de vistoria não estão definidos. Ainda há um estudo para definir tais valores, pois eles serão empregados de acordo com o serviço solicitado pelo usuário.
O Detran-RR informa ainda que apenas alguns serviços serão executados pela empresa BOAVISTORIA, continuando a cargo do Detran as vistorias de: relacração do veículo; vistoria final (mudança na característica do veículo); vistoria fora da base do Detran (oficinas, residências, pátios CRD/SMTRAN/PRF).
“Os servidores do Detran continuarão a desenvolver seus serviços, pois não foi extinto o Setor de Vistoria, já que apenas alguns serviços serão realizados pela empresa credenciada. O órgão esclarece que será instituída uma comissão que vai fazer o acompanhamento e fiscalização de todos os serviços realizados pela credenciada”
Com relação ao Interior, segundo o Detran, os proprietários de veículos não precisarão se descolar até a Capital, pois os serviços de vistoria serão realizados pelo CIRETRAN de cada município.
“Com esse credenciamento, o usuário terá maior celeridade para resolver as demandas do seu veículo, fazendo com que evite filas de espera para o dia agendado ou no dia da realização do serviço”