Política

Diplomados na noite de ontem, eleitos aguardam posse no dia 1°

Diplomação dos eleitos e suplentes é o último ato da Justiça Eleitoral no processo iniciado em junho

Diplomados na noite de ontem pela Justiça Eleitoral, no auditório do Centro Amazônico de Fronteira da Universidade Federal de Roraima (UFRR) os eleitos em outubro passado aguardam agora apenas a posse no dia 1° de janeiro, com exceção dos deputados federais e senador que assumem em fevereiro. A diplomação é o último ato do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no processo iniciado em junho, com as convenções partidárias, passando pelo registro das candidaturas e chegando às eleições em si.
A programação festiva promovida pela Justiça Eleitoral iniciou por volta das 16 horas e entrou pela noite, contando com atrações culturais, musicais e homenagens as pessoas que contribuíram com as eleições deste ano, como autoridades das esferas federal, estadual e municipal, além de servidores.
O ato de diplomação iniciou pouco antes das 19 horas, respeitando a ordem de votação dos eleitos. A primeira a receber o diploma foi a governadora eleita Suely Campos (PP), acompanhada do vice, Paulo César Quartiero (DEM).  Em seguida, o senador eleito Telmário Mota (PDT), deputados federais e estaduais. Como foi a única mulher eleita governadora em 2014, Suely recebeu um diploma diferenciado, o que foi explicado pelo cerimonial do evento.
Em seu discurso, ela mencionou o fato de ser a primeira mulher eleita governadora de Roraima e, ainda, que essa foi a primeira vez em que a oposição ao governo venceu as eleições majoritárias. Disse que o Estado se encontra em situação econômica delicada, falou em dificuldades e destacou a dívida pública, sem mencionar valores. Segundo ela, Roraima está abaixo da média nacional quando o assunto são os índices econômicos e sociais.
Ela pediu apoio da bancada federal recém-eleita para levantar a bandeira da inclusão de Roraima na interligação da rede elétrica Manaus/Tucuruí e disse que espera que o projeto se torne realidade até 2016. A solução do problema de energia elétrica será, para Roraima, conforme a governadora eleita, um divisor de águas capaz de atrair novos investimentos e, dessa forma, gerar emprego e renda.
Também garantiu o cumprimento de promessas feitas no decorrer da campanha eleitoral, como abrir um canal de diálogo com servidores públicos, e ações emergenciais de resgate de setores como educação, saúde, segurança pública e agricultura.
TRE – O presidente em exercício do TRE, desembargador Mauro Campello, mencionou todos os trâmites do processo e a realização da revisão do eleitorado por meio do processo de biometria. Destacou os programas e ações de iniciativa da Justiça Eleitoral visando à conscientização do eleitorado roraimense.
A programação encerrou com um show musical do grupo Roraimeira com músicas regionais de autoria própria.