As obras de revitalização da Praça das Águas, localizada no complexo poliesportivo Ayrton Senna, um dos mais importantes cartões postais da Capital, deverão iniciar a partir do primeiro semestre do próximo ano. No início desse mês, a Prefeitura de Boa Vista publicou, no Diário Oficial do Município, extrato de contrato da obra de revitalização da fonte luminosa. A empresa contratada foi a Urbeluz Engenharia S/A, de São Paulo. O valor de contrato ficou orçado em mais de R$1,8 milhão.
Além do contrato com a empresa paulista, a Prefeitura tem ainda um convênio com o Ministério da Defesa. Conforme o Portal dos Convênios do Governo Federal (Siconv), a Prefeitura receberá do ministério R$850 mil para serem aplicados na reforma da praça.
O local encontra-se em precário estado de conservação há vários anos. De acordo a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (Smou), a reforma iniciará pela fonte luminosa, obra considerada complexa. “O sistema de fontes é formado por quatro unidades: fonte rosácea, fonte inca, fonte bifrontal musical e fonte luz, que se encontram inoperantes devido à depreciação de seus componentes, causada pelo tempo. A fonte não é reformada desde a gestão anterior e a falta de reparo e de manutenção deixou um dos cartões postais da cidade em estado de completo abandono”, relatou a secretaria, em nota.
Após o término desta obra, o próximo passo será revitalização do complexo inteiro, desde a troca de cerâmicas a substituição de luminárias. “Assim que assumiu o governo municipal, a prefeita Teresa Surita iniciou processo de reestruturação da cidade. Já estão em reforma as praças Mané Garrincha, da Bandeira, dos Bambus e Complexo Ayrton Senna, além da Orla Taumanan. Todas as ações estão contempladas em seu plano de governo, firmado em campanha. A meta é devolver à família boa-vistense espaços de lazer modernos, com segurança e que se tornem novos cartões de visita para o turista”, frisou a nota.
PRAÇA – Construída no ano 2000 pelo ex-governador Ottomar Pinto, a Praça das Águas ficou conhecida como um dos pontos mais queridos pelas famílias boa-vistenses. Um dos grandes atrativos eram suas fontes luminosas, que apresentavam águas com tons de cores diferentes que reagiam em sintonia com a música que tocava em caixas acústicas instaladas nas próprias fontes e embaixo dos bancos da praça. Com o passar do tempo, o local acabou sendo abandonado pelo poder público.
Com furtos dos equipamentos e falta de manutenção, este sistema passou a não existir mais, restando atualmente apenas as piscinas vazias ou outras com água parada. Apesar do cenário de abandono, a praça ainda continua a ser um dos pontos mais frequentados da Capital, principalmente aos fins de semana. (M.L)
Cotidiano
Reforma começará pelas fontes luminosas
Obras deverão começar no primeiro semestre de 2015 pelas fontes luminosas e depois se estenderão por toda a praça