Dados da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) apontam que o número de infrações de trânsito relacionadas ao avanço de semáforo vermelho foi reduzido com a implantação de radares de fiscalização em alguns cruzamentos de Boa Vista. A medida faz parte do plano estratégico de modernização do trânsito da Capital, que está sendo executado pela Prefeitura de Boa Vista. Além de coibir gradativamente esse tipo de infração, a ideia é reduzir o número elevado de acidentes.
“Nós já havíamos identificado essa prática abusiva por parte de alguns condutores, inclusive nos 15 primeiros dias de testes desses radares, nós flagramos um número assustador de infrações relacionadas ao avanço de sinal vermelho, sendo mais de 37 mil ocorrências nesse sentido e, estatisticamente falando, isso é inadmissível para uma cidade como a nossa”, disse o secretário da SMST, Raimundo Barros.
No início dessa semana, a Administração Municipal publicou no Diário Oficial do Município (DOM) a lista com os locais onde os radares já foram instalados, sendo elas as seguintes: cruzamento das avenidas Ville Roy e Santos Dumont; Praça do Centro Cívico (em frente à Igreja Catedral); cruzamento das avenidas Terêncio Lima e Capitão Ene Garcez; cruzamento das avenidas Mário Homem de Melo e Venezuela; cruzamento das avenidas Ataíde Teive e Venezuela; e cruzamento da rua Izidio Galdino com avenida Nazaré Filgueiras.
“Esse projeto ainda está na etapa de implantação, ou seja, a fase de análise das ações continua em curso. Já identificamos que, após os anúncios que a Prefeitura realizou, seja por meio do Diário Oficial do Município ou pela própria imprensa, que tem sido a nossa grande parceira, houve uma redução pela metade desse índice de 37 mil infrações, mas ainda assim é um número que ainda consideramos elevado”, frisou.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a penalidade para quem comente infração em semáforo é bastante expressiva, podendo o condutor ser responsabilizado em duas situações. Para o avanço do sinal vermelho, que é considerada infração gravíssima, a penalidade a ser aplicada é de perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e pagamento de multa que pode chegar a R$ 290,00. Quem para o veículo em cima da faixa de pedestre tem o mesmo desconto de pontos na CNH e também multa de R$ 290,00, conforme o CTB.
Questionado sobre quando serão iniciados os trabalhos de notificação de condutores infratores, Raimundo Barros informou que o processo para geração desse tipo de serviço está dependendo do órgão responsável pela jurisdição de trânsito no Estado, nesse caso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR). “Todos os seis radares eletrônicos estão em pleno funcionamento, tanto na instalação quanto as aferições, faltando apenas finalizar o processamento da notificação, que está nos cuidados do órgão estadual de trânsito. Só depois disso é que passaremos a efetivar a notificação para o condutor que ainda optar por avançar o sinal vermelho”, explicou.
DETRAN – Por meio de nota, o Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR) informou que, para autuar os condutores de veículos que cometeram algum tipo de infração com verificação eletrônica, é preciso que a Prefeitura de Boa Vista contrate uma empresa para disponibilizar o processamento dos dados dessa infração junto ao Sistema do Detran, para impressão das notificações com imagens. (M.L)