Cotidiano

Exército encerra comemorações com a entrega de medalhas na 1ª Brigada

Data é uma referência ao nascimento de Duque de Caxias, considerado o grande patrono do Exército Brasileiro

O Exército Brasileiro, por meio da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, promoveu, na manhã de ontem, 25, solenidade de encerramento das ações do Dia do Soldado. Reunindo centenas de pessoas, a atividade ocorreu nas dependências do Quartel de Comando Lobo D’Almada, no bairro 13 de Setembro, zona sul da Capital.

O ponto alto da programação foi a entrega de medalhas a militares e personalidades civis do Estado. Entre os agraciados deste ano estava o 1º-tenente reformado e ex-combatente da 2ª Guerra Mundial, Sebastião Paulino de Lima, que foi condecorado com a Medalha da Vitória, que é concedida ao militar pelos relevantes serviços prestados ao país, em especial ao Ministério da Defesa. “Ter tido a oportunidade de servir ao meu país foi sem dúvida um dos maiores presentes que a vida pode me agraciar e essa medalha simboliza toda essa trajetória”, comentou Lima.

Desde sexta-feira da semana passada, 18, o Exército vem realizando uma vasta programação que incluiu a realização de concerto musical, exposições de viaturas e uma corrida esportiva, além de atividades internas. “Aqui, em Roraima, especificamente, onde nós temos uma vasta faixa de fronteira, as leis complementares 97 e 136 dão ao Exército Brasileiro o poder de polícia para combater qualquer atividade ilícita, como tráfico de drogas, contrabando, crimes ambientes, entre outras práticas criminosas. E isso tem sido feito de forma muito árdua. Nós também desenvolvemos uma série de ações sociais que para nós é uma honra, pois esse sempre foi o nosso objetivo. Ser o braço forte da Nação e a mão amiga dos cidadãos”, afirmou o comandante da 1ª Brigada, general Gustavo Dutra.

Além da presença de militares e da população em geral, a solenidade contou com a presença de autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário do Estado. A presidente do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), a desembargadora Elaine Bianchi, ressaltou os relevantes serviços prestados pelo Exército à sociedade. “O Exército sempre foi um grande parceiro nosso e também do Estado, atuando de forma responsável nas mais variadas situações, garantindo assim a proteção de toda a sociedade”, destacou.

DATA – Comemorado anualmente no dia 25 de agosto, o Dia do Soldado é uma referência ao nascimento do mais ilustre patrono do Exército Brasileiro, o marechal Luiz Alves de Lima e Silva, popularmente conhecido como Duque de Caxias.

Nascido no ano de 1830, Duque de Caxias atuou em várias guerras dentro do território nacional e no exterior. Sua figura ficou conhecida principalmente por conta da Guerra do Paraguai.

A tradição de homenagear os esforços de homens e mulheres que servem ao país é mantida até hoje como uma maneira de engrandecer a instituição militar, ressaltando os serviços prestados em prol da soberania do país e proteção à sociedade.

O Dia do Soldado também é considerado a segunda data militar mais importante do país, ficando atrás somente do Dia da Independência, comemorado no dia 7 de setembro. (M.L)