Cotidiano

Acendimento do fogo simbólico e apresentação de bandas abrem comemorações em RR

Autoridades acompanharam a cerimônia de abertura da Semana da Pátria

Acendimento do fogo simbólico e a apresentação de bandas marciais de escolas públicas estaduais marcaram o início das comemorações da Semana Pátria em Roraima. Hoje, 1º, a programação começou pontualmente às 6h30, com percurso do fogo pátrio pelas ruas da capital.

Da réplica do Forte São Joaquim, localizada na sede do 6º Batalhão de Engenharia e Construção (6º BEC), a chama percorreu vias importantes da cidade, sendo levada em um carro de combate do Exército. Em dado momento, já em frente à Rodoviária Internacional de Boa Vista, no bairro Treze de Setembro, zona Sul, crianças de escolas militares estaduais conduziram o fogo pátrio até o Centro Civico, local onde se encontra a Pira da Pátria, posicionada de frente para o Palácio Senador Hélio Campos.

Além de autoridades públicas, a chama da pátria foi recepcionada por militares do Exército, Aeronáutica, Polícia Militar de Roraima (MPRR), Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) e representantes de entidades civis. Presente na solenidade, a governadora Suely Campos (PP) destacou a importância da data para toda a sociedade roraimense.

“Nós iniciamos as comemorações em Roraima de maneira muito emblemática, até pela grande importância dessa data. É um momento ressaltamos toda a nossa história, em um capítulo tão simbólico para a nossa gente. Nessa cerimônia, nós buscamos reimprimir todo o sentido de civismo e patriotismos, difundindo esse sentimento de orgulho nas pessoas, principalmente na nossa comunidade estudantil, e também ressaltar as conquistas alcançadas, tanto em nível de Brasil, quanto também para nós roraimenses”, disse.

Ao todo a programação de ontem teve duas horas de duração, sendo realizadas várias atividades, incluindo discursos e desfile simbólico de integrante de projetos como Escola do Atleta e Rede Cidadania Atenção Especial.
Além da população, era perceptiva a presença de várias escolas durante todo o período de cerimônia, fato que foi elogiado pela gestora da Escola Estadual Carlos Drummond Andrade, Elenice Lima.

“É uma oportunidade boa que nós temos, porque hoje nós vemos que os nossos alunos, isso em nível de Brasil, estão perdendo o interesse pelo sentimento de civismo. Então, trazer eles até aqui faz com que haja o resgate desse entusiasmo, desse amor a pátria”, comentou.

Para a estudante Fernanda Barroso, 17 anos, do Colégio Militar Estadual Irmã Tereza Parodi, atos como 07 de setembro fazem despertar o espírito de orgulho pelo País, um sentimento que vem sendo deixado de lado pelas atuais gerações.

Outras atividades deverão ser realizadas ao longo dos próximos dias até a chegada da quinta-feira, 07, data que marca o aniversário da Independência do Brasil. Na ocasião, haverá o tradicional Desfile da Pátria, que será realizado na avenida Ene Garcez, que contará com a participação de escolas públicas, entidades civis e instituições militares.

“Fazer com que jovens assim como eu se integrem nesse tipo de solenidade é muito importante, pois faz com que nós tenhamos o conhecimento fatos que fizeram parte da história do nosso País. Estar aqui presente, participando desse desfile é muito gratificante”, pontuou. (M.L)