Cotidiano

Comércio amplia horário de funcionamento para o Natal

No dia 24 grande parte das lojas em Boa Vista funcionará até às 22 horas

Com a proximidade das festas de final de ano, o comércio procura se adequar as necessidades e horários para atender à população. Para isso o horário de funcionamento das lojas nos centros comerciais de Boa Vista sofreu alteração. Conforme o presidente da Acir (Associação Comercial e Industrial de Roraima), Jadir Correa, a partir de hoje as lojas ficam abertas até as 20 horas.
Já os shoppings, que geralmente funcionam até as 22 horas, também modificaram o horário para atender no Natal. O shopping Pátio Roraima vai funcionar normalmente hoje, atendendo das 10h até as 22 horas. Mas amanhã, dia 23, o shopping funcionará até as 00h. E no dia 24, funcionará até as 20 horas. No dia 25 o shopping estará fechado, retornando com o funcionamento normal dia 26 (das 10h às 22 horas).
Já o Roraima Garden, atenderá na véspera de Natal, no horário normal, de 10h às 22 horas. No dia 25 as lojas ficam fechadas. O mesmo ocorrerá no Boa Vista Shopping, na zona Norte da cidade.
Além dos presentes, a ceia de Natal também exige preparação. Conforme o gerente de um supermercado na avenida Capitão Júlio Bezerra, que não quis se identificar, as compras de materiais que compõe a ceia natalina estão dentro das expectativas do estabelecimento. Por isso, o estabelecimento funcionará até dia 24, das 8h até as 22 horas. “Acredito que isso também deve ser feito pelos outros comércios. Nós já esperávamos um aumento de no mínimo 30% na procura de produtos como passas, panetone, leite condensado, peru, pernil, chester, que são vendidos exclusivamente nessa época, entre outras coisas, como vinhos e espumantes. E sabemos que além da boa variedade de produtos os clientes procuram comodidade e qualidade”, comentou.
Comerciantes acreditam que vendas devem aquecer a partir de hoje
Há apenas três dias para o Natal e com o pagamento do 13º salário, muitos consumidores já estão indo ao comércio se preparar para as festividades. Nas lojas, a expectativa dos comerciantes é de que até a véspera de Natal, dia 24, o movimento triplique.
“A partir desta segunda-feira é que as pessoas vêm realmente comprar. Antes a maioria só olhava, pesquisava, os que realmente levavam eram poucos”, disse o gerente de uma loja de vestuário na avenida Ataíde Teive, Zona Oste, Diorjiney Melo.
Ele disse acreditar que o pagamento do 13º dos servidores estaduais deverá contribuir para o aumento do movimento. “Acho que as pessoas ainda não estão lotando as lojas porque o décimo saiu agora. Geralmente eles deixam essa grana extra para se preparar para as festas”, disse.
O gerente de uma loja de confecções e variedades na avenida Jaime Brasil, Marciel dos Santos, também informou que até semana passada o movimento não estava tão forte, mas que acredita que a partir de hoje as vendas devem melhorar. “Até agora o movimento tinha melhorado um pouco. Mas nós nos preparamos para atender durante esta semana, quando aí sim deve melhorar mais. Contratamos novos funcionários e vamos atender em horários especiais”, explicou, destacando que até o momento os itens mais procurados eram as peças de roupas, mais que os calçados.
Situação diferente relatada pela gerente de outra loja de variedades na Ataíde Teive, Chiaria Pereira, que disse que os brinquedos são os mais procurados na loja em que trabalha. “Tem cinco anos que eu trabalho com vendas e nesses cinco anos quando vai se aproximando do Natal, a procura por brinquedos aumenta muito. Esse ano não foi diferente, acreditamos que venderemos todo o estoque”, concluiu.
Dona de uma loja de variedades na avenida Viley Roy, Zona Norte, Marta Bezerra, disse ter apostado nos artigos de decoração. “Além dos presentinhos, as pessoas procuram muitos enfeites para casa, para as festas. Todo mundo quer chegar e encontrar o ambiente decorado, que transmite a energia, o que nós chamamos de ‘magia’ do momento. E, realmente, é o que mais sai aqui na minha loja”, destacou. (JL)
Bancos funcionarão em horário especial
Na véspera de Natal, dia 24, os bancos estabelecerão horários especiais, seguindo a resolução 2.932 da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), que garante ao público um atendimento mínimo de duas horas. Em Boa Vista esse atendimento será das 8h às 10 horas.
E no dia 31 de dezembro, último dia do ano, os bancos fecharão para realizar operações internas e fechamento de seus balanços, não havendo atendimento ao público nas agências bancárias.
O pagamento das contas de água, luz, telefone e TV a cabo, e os carnês que vencerem nas datas em que os bancos estiverem fechados, poderá ser feito no próximo dia útil após o vencimento (26 de dezembro e 02 de janeiro), sem a incidência de multa. Sobre os tributos, os boletos são emitidos normalmente já com a data ajustada para o calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).
O diretor-adjunto de operações da Febraban, Walter Tadeu Pinto de Faria, lembra que, “mesmo durante o feriado, os canais como internet banking e caixas eletrônicos funcionarão normalmente, facilitando, dessa forma, a vida do consumidor”.
Além do internet banking e caixas eletrônicos (os ATMs), a população também pode realizar operações bancárias por meio do mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e estabelecimentos comerciais credenciados).
Os clientes podem também agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo) ou pagá-las se tiverem o código de barras, nos próprios caixas automáticos ou em correspondentes bancários.
Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).