Em entrevista à Folha na manhã de ontem, 20, o presidente do Sindicato dos Motoristas Condutores de Ambulâncias do Estado de Roraima (Sindmcaerr), Robson Avelino, denunciou o sucateamento e uso indevido de uma ambulância utilizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Boa Vista.
O veículo é utilizado nos serviços do projeto “Samuzinho”, iniciativa criada com intuito de transformar a comunidade escolar em agentes multiplicadores de conhecimento específico em primeiros-socorros. Mesmo em péssimas condições, a ambulância continua a ser utilizada pela equipe, segundo o sindicalista.
“Além de estar totalmente irregular, essa ambulância não está mais em condições de uso. Se realmente houvesse uma fiscalização, que realmente exigisse tanto a documentação desse veículo, ela nem estaria mais em uso, tamanho o estado de sucateamento”, denunciou.
Segundo ele, o veículo estaria sendo conduzido por pessoas não habilitadas conforme diz o artigo 145 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): para conduzir ambulância, condutor precisa possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria tipo D ou E, além de ter passado por curso de transporte de emergência.
“Essa não é a primeira vez que isso acontece. Vez ou outra, a gente observa essa mesma viatura circulando aqui, na cidade, com o giroflex ligado. Quando isso ocorre, é porque esse veículo está em ocorrência, ou seja, tem que estar atendendo algum paciente, só que esse não é o caso. Se eles querem fazer a apresentação dos serviços do Samuzinho, que utilizem outra ambulância ou outro veículo descaracterizado”, destacou.
Na terça-feira, 19, o veículo acabou se envolvendo em um acidente de trânsito no cruzamento da Avenida Manoel Felipe com a Rua Horácio Mardel de Magalhães, bairro Tancredo Neves, zona Oeste. O condutor da motocicleta atingida pela ambulância não teve ferimentos. Entretanto, segundo Avelino, a Prefeitura deveria tomar uma providência urgente em relação à situação.
“Todos os dias, essa viatura está em circulação, sendo conduzida por pessoas não habilitadas. Só para ter uma noção disso, assim que houve esse acidente, eles acionaram outra viatura para dar o apoio e socorro à vítima. A Prefeitura tem conhecimento dessa situação, mas até agora não tomou nenhuma providência”, disse.
PREFEITURA – Sobre a denúncia feita pelo Sindmcaerr, a Prefeitura de Boa Vista esclareceu, por meio de nota, que o veículo usado para atender o projeto “Samuzinho” não faz parte da frota operativa do Samu da capital, sendo utilizado apenas para suporte administrativo e de logística.
A nota defende ainda que todos os protocolos de segurança e trânsito sejam cumpridos pelos profissionais condutores, tanto do Samu quanto dos demais veículos que atendem a rede municipal de saúde e que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas para solucionar a questão. (M.L)