Cotidiano

Policiais do GRT participam de curso de operações táticas especiais no Maranhão

Dois policiais civis de Roraima, do Grupo de Resposta Tática (GRT) participaram por 40 dias, do IV Curso de Operações Táticas Especiais (COTE)

Dois policiais civis de Roraima, do Grupo de Resposta Tática (GRT) participaram por 40 dias, do IV Curso de Operações Táticas Especiais (COTE), realizado pelo Departamento de Operações Táticas Especiais (DOTE), da Polícia Civil do Maranhão. 
O curso iniciou com a participação de 38 alunos de vários estados, como Maranhão, Mato  Grosso, Amazonas e Roraima, formando-se apenas 23. Foram 40 dias com dedicação integral em que os alunos foram testados aos limites de desgastes físicos, estresse psicológico e emocional.
A formatura desses profissionais foi realizada pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, no último sábado, 20, no  Parque Botânico Vale e contou com a participação das autoridades do Sistema de Segurança Pública daquele Estado.
O Curso de Operações Táticas Especiais tem por objetivo desenvolver técnicas aprimoradas para situações de alta complexidade, bem como, preparar e aperfeiçoar a performance dos policiais diante das circunstâncias atípicas inerente aos riscos da profissão.
Durante a capacitação, os policiais passaram por treinamentos intensivos e especializados nas áreas de operações ribeirinhas; técnica com explosivos; combate em recinto fechado; tiro de precisão; serviço de inteligência; navegação via GPS e bússola; direitos humanos, psicologia aplicada, entre outros.
Para o diretor do Departamento de Operações Especiais (DOPES), de Roraima, Paulo Henrique Tomas Moreira, é importante que os policiais do GRT participem de treinamentos especializados com as Polícias de outros Estados, para que estejam mais preparados em sua missão que é defender a sociedade, fazendo frente à ação de criminosos.