Polícia

Presos rendem agentes e saem pela porta da frente da Cadeia Pública

Presos do Regime Disciplinar Diferenciado, aproveitando o momento em que a comida estava sendo servida para render agentes penitenciários

Como explicar uma fuga em massa pela porta da frente do presídio? Esta foi a pergunta feita ao secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), Natanael Nascimento, que não soube justificar o ato, uma vez que os dez presos que conseguiram se evadir, no final da tarde de ontem, da Cadeia Pública de Boa Vista, no bairro São Vicente, zona Sul, são detentos considerados de alta periculosidade, com vários históricos de fugas no currículo e estavam trancafiados no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) – uma cela com aproximadamente 18 detentos – dentro do presídio e separados dos demais internos.
Por volta da 19h30, a assessoria da Sejuc divulgou nota explicando que os presos se aproveitaram do momento em que a alimentação estava sendo servida e renderam os agentes penitenciários com barras de ferro, porém, não explicou como as barras de ferros foram parar nas mãos deles.
Por volta das 20h, todos já tinham sido recapturados em uma ação rápida da Divisão de Captura (Dicap) da Sejuc em conjunto com todas as polícias e até mesmo com a Guarda Municipal. As fugas tiveram como saldo, pelo menos, um agente carcerário machucado e um preso, Daniel Batista, o “Mão de Paca”, ferido na perna, segundo um policial, com tiro de pistola, quando tentou tomar a arma de um agente penitenciário antes da fuga. Ele precisou de cuidados médicos, mas recebeu alta ainda à noite.
A Dicap foi avisada das fugas e mobilizou os policiais militares da Ronda no Bairro, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Civil, da Guarda Municipal e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que prestaram apoio nas recapturas. Oito deles foram pegos nas imediações do presídio. Os dois últimos conseguiram pegar um táxi e foram para casa de parentes de um deles, no bairro Sílvio Leite, na zona Oeste, onde já havia monitoramento policial. Lá, receberam voz de prisão.
Estes foragidos eram Angelino Ribeiro Gomes da Silva e Joel dos Santos Menezes, que fugiram do cerco e tinham sido vistos em um enorme terreno baldio por trás da nova sede da Polícia Federal (PF), no bairro 13 de Setembro, na zona Sul, às margens da BR-174, na saída para Manaus (AM).
Conforme o secretário de Justiça e Cidadania, Natanael Nascimento, uma minuciosa investigação será feita para descobrir como esses presos conseguiram sair do RDD, atravessar o presídio, render os agentes carcerários e sair pelo portão principal.
Em entrevista à imprensa, os recapturados contaram que saíram fazendo um arrastão e não importava o que estava na frente. Eles fugiram derrubando tudo e todos. Um vídeo circulou ontem, à noite, mostrando o momento em que eles saíram pelo portão da frente da Cadeia, com um agente penitenciário feito refém, logo na frente.