Cotidiano

Demanda por bolsas de sangue aumenta e o estoque diminui

A situação preocupa, principalmente por conta da realização das festas de final de ano, quando ocorrem muitos acidentes de trânsito

Mesmo com mais de 30 mil doadores fidelizados, a única central de doação de sangue do Estado, o Hemocentro de Roraima (Hemoraima), ainda sofre com o baixo estoque. A situação preocupa, principalmente por conta da realização das festas de final de ano, quando o número solicitações de bolsas aumenta.
Segundo a diretora de captação da unidade, Terezinha Kahn, a situação é resultado do não comparecimento regular dos doadores cadastrados. “Tendo em vista as férias de final de ano, o estoque do hemocentro deu uma diminuída. No geral, os doadores fidelizados só procuram a unidade em épocas de campanha, sendo que a doação de sangue é algo contínuo, ou seja, tem que está sendo feito diariamente”, comentou.
Atualmente, o Hemocentro consegue captar em média 50 bolsas de sangue por dia, totalizando em mais de 10 mil bolsas ao ano. Com a baixa no estoque, fatores começam a ficar escassos.
Segundo a diretora, até mesmo os fatores positivos estão em falta na unidade. “A nossa necessidade inicialmente seriam os fatores negativos, mas como houve um aumento na demanda, nós estamos precisando de todos os tipos sanguíneos, tanto os positivos quanto os negativos”, frisou.
Por conta do ponto facultativo dado pelo Governo de Roraima, as atividades no nesta sexta-feira, dia 26, funcionaram em meio expediente. Apesar do baixo movimento, a unidade ainda recebeu doadores. “Mesmo com o ponto facultativo, ainda houve pessoas que vieram a nossa unidade para doar. Como estávamos precisando da doação de plaquetas, essas doações foram de boa ajuda. Na segunda-feira, dia 29, nós voltaremos a funcionar em nosso horário regular”, informou a diretora.
DOAÇÃO – Para se tornar um doador voluntário, a pessoa precisa ter mais de 50 kg, ter boas condições de saúde e não estar em jejum. O doador precisa também está atento a ingestão de alimentos gordurosos e de bebida alcoólica.
“Para aqueles que ainda não doaram e que tem algum tipo de receio, nós atestamos que a unidade possui as condições ideais para realizar o procedimento, e também fica sempre aquela dica. A pessoa que vai fazer a doação não pode estar em jejum, estar saudável, ter um peso acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica durante 12 horas, não ter consumido comida gordurosa duas horas antes e ter dormido pelo menos seis horas antes do procedimento”, salientou Terezinha Kahn.
Adolescente a partir de 16 anos de idade, acompanhado pelos pais ou responsável legal, também pode ser um doador de sangue. A idade apropriada é de até 69 anos.
 A unidade de coleta funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12 horas, e das 13h30 às 18 horas. O Hemocentro fica na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2121-0883. (M.L)