Política

Plano Emergencial de Segurança deverá restabelecer a paz

“O estado não irá tolerar nenhum ato que possa causar a insegurança e a falta do bem estar da população”

O governador Chico Rodrigues (PSB) determinou na tarde desta segunda-feira (29), um plano emergencial para restabelecer a ordem e devolver a tranquilidade da população roraimense que, nos últimos dias tem sofrido com ações criminosas dentre elas, a queima de ônibus coletivo na capital e ameaças de violência na tradicional festa de Réveillon no Parque Anauá.
A medida adotada vai contar com o apoio de todo efetivo de segurança do Estado e será uma ação integrada com a Prefeitura Municipal de Boa Vista, através da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST). O governador Chico Rodrigues foi enfático ao dizer que não vai admitir a perturbação da ordem pública.
“O estado não irá tolerar nenhum ato que possa causar a insegurança e a falta do bem estar da população”, disse.
O plano terá sua estratégia de atuação realizada pela inteligência das Polícias Civis e Militares e consiste em uma ação enérgica para inibir toda e qualquer prática de crime tanto em ônibus coletivos, como na festa de queima de fogos no Parque Anauá. A segurança de prédios e órgãos públicos também será reforçada, mas principalmente sem deixar desassistidos os patrulhamentos nos bairros da capital com o Ronda.
O Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Dagoberto Gonçalves deixou claro que não há motivo para pânico uma vez que esses atos são isolados e refletem o trabalho que vem sido realizado na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC) onde cada vez mais tem evitado a atuação do crime organizado no Estado.  
“Ocorre que determinados grupos existentes dentro do sistema prisional, grupos esses que já estão sendo desarticulados, querem causar exatamente essa sensação de insegurança na população e assim fragilizar a ordem, mas isso se deve ao fato de que todas as ações realizadas pelo sistema até o momento têm frustrado as tentativas de ações criminosas”, explicou.
Como será uma ação conjunta com as policias estaduais e municipais o efetivo que será empregado neste plano será o suficiente para garantir a tranquilidade da sociedade. Segundo o Secretário Municipal de Segurança, Gerson Moreno, é de interesse comum tanto do estado como do município que a população se sinta bem assistida, seja para trabalhar como também para os momentos de lazer com a família.
“É uma preocupação e um dever de todos nós mantermos a paz e a tranquilidade das pessoas, pais e mães de família que todos os dias circulam por nossa capital”, finalizou.
O plano vai contar com todo o contingente de policiais civis e militares que atuarão de forma ostensiva tanto nas ruas como no transporte coletivo, inclusive a paisana. Além disso, Corpo de Bombeiro e Detran estarão diretamente ligados a esta ação atuando de forma enérgica para inibir qualquer prática violenta principalmente na noite da virada de ano no Parque Anauá.
O governador Chico Rodrigues pediu ainda que todo trabalho desenvolvido para esta ação de fim de ano seja repassada para os próximos gestores, no que se trata de segurança pública, pois entende que deve haver uma continuidade até que de fato a ordem esteja restabelecida.
Fonte: Secom-RR