O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), neste e no próximo domingo, dias 5 e 12, em sete municípios do Estado para 20.247 participantes. Do total de inscritos, 18.527 serão realizadas em Boa Vista, 492 em Rorainópolis, 410 em Mucajaí, 390 em São João da Baliza, 278 em Alto Alegre, 274 em Caracaraí e 146 em Bonfim.
Será a primeira vez que as provas serão aplicadas em dois domingos seguidos. Até em então, o teste era feito em apenas um fim de semana. De acordo com o Inep, o número de participantes é 15,7% menor quando comparado com o ano passado, quando o Estado teve 24.031 participantes. Segundo o Instituto, a queda no número de participantes é o provável reflexo de o Enem ter deixado de certificar o Ensino Médio, tarefa que voltou ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Em Roraima, foram 372 participantes com menos de 16 anos de idade, 1.075 participantes com 16 anos completados, 2.804 com 17 anos, 2.792 com 18 anos, 2.049 com 19 anos, 1.605 com 20 anos, 6.635 entre 21 e 30 anos, 2.895 entre 31 a 59 anos e 20 inscritos com idade maior ou igual a 60 anos.
Do total, 25,7% são pagantes, 51% foram isentos do pagamento da taxa de inscrição em função da lei ou do decreto e 23,3% obtiveram a gratuidade automática por estarem concluindo o Ensino Médio na rede pública em 2017. Em relação à situação de ensino, 64,8% já concluíram o Ensino Médio, 25,7% são concluintes este ano e 8,6% concluirá após 2017 (treineiros). Do total de participantes de Roraima, 59,7% são mulheres e 40,3% são homens.
Também foram aprovados 126 atendimentos especializados em Roraima. A maioria dos casos é de deficiência física, baixa visão e deficiência intelectual. Serão usados 275 recursos de acessibilidade, sendo cinco vídeo-provas traduzidas em Libras, novidade desta edição. Também serão 97 atendimentos específicos, 56,7% para lactantes e uma solicitação aprovada para atendimento pelo nome social. (P.C.)
Recomendação é relaxar ou focar em atividades tranquilas na véspera
Diante do desafio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a orientação que especialistas dão aos inscritos para facilitar a preparação para o teste é relaxar ou focar em atividades tranquilas na véspera da prova. O professor de Biologia que dá aulas em um cursinho, Wendell Rabelo, elencou algumas dicas para os participantes da avaliação.
A principal delas é procurar atividades mais tranquilas às vésperas. “Na verdade, não existe uma fórmula mágica. O estudo é uma experiência muito individual e depende do cronograma de cada um, mas a recomendação geral é que o inscrito diminua a intensidade na semana anterior à prova e na véspera procure não estudar e fazer algo que o deixe mais relaxado”, disse.
A recomendação é que os participantes tirem o sábado para descansar ou peguem leve nos estudos neste dia. “A gente preza que as pessoas passem um tempo de qualidade, com a família e amigos, para ficar mais relaxado antes do exame e não deixar o nervosismo atrapalhar na hora”, acrescentou.
Mas, para aqueles que deixaram para estudar em cima da hora e querem tirar a última semana para intensificar os estudos, por exemplo, o professor recomenda que se foque no que tiver uma recompensa maior. “É interessante focar no que der mais ponto, no que é mais comum cair e ter atenção redobrada com a redação, que é o divisor de águas”, frisou.
A auxiliar em Saúde Bucal Karoll Gomes da Silva, de 23 anos, é uma das pessoas que vai prestar o Enem neste domingo. A jovem era acadêmica do curso de Letras da Universidade Federal de Roraima (UFRR), mas precisou trancar o curso por conta do trabalho e, após esse momento, decidiu mudar o curso e seguir o sonho de fazer Odontologia.
Para ela, a dica é ter paciência na hora da prova e descanso, paciência e ter confiança em si mesmo. “Este ano, com a mudança da aplicação do Enem em dois fins de semana diferentes, sinto que será melhor. Teremos mais tempo e mais calma para analisar as questões e pensar as respostas”, comentou apontando o desafio que era enfrentar dois dias seguidos de prova extensa anteriormente à mudança.
DIA DA PROVA – No momento da aplicação da prova, a recomendação dos profissionais é que os inscritos obedeçam ao que está estabelecido no edital e cheguem sempre com antecedência, com pelo menos meia ou uma hora de antecedência para não correrem o risco de perder o horário da entrada.
“Sobre o que levar, é sempre interessante respeitar as regras do edital. Por exemplo, caneta azul ou preta com estrutura transparente, é bom obedecer a essa regra e não levar outro tipo de caneta de outra cor, para não correr o risco de confundir na hora e acabar marcando no gabarito com a tinta incorreta, por engano. Só levar celular e bolsa se for extremamente necessário. Se não for, deixe em casa porque é até uma coisa a menos para se preocupar”, afirmou o professor Wendell Rabelo.
Tendo em vista que o Enem é uma prova muito cansativa e exaustiva por ser de longa duração, o professor também recomenda levar algo para lanchar, mas sem exagero. “Já vi gente levar uma sacola com vários biscoitos de chocolate, salgadinho, refrigerante. Não precisa tudo isso. Acredito que só um chocolate e uma água são o suficiente”, frisou o professor.
Vejas as principais mudanças
A aplicação da prova em dois fins de semana não foi a única mudança no Enem deste ano. O caderno de prova terá a identificação do aluno. Agora a redação será feita no primeiro dia de prova, neste domingo, antes era no segundo dia.
Além da redação no primeiro domingo, os candidatos farão as provas de linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, com 5h30 de duração. No segundo domingo serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, com 4h30.
INFORMAÇÕES – O endereço do local de prova está disponível no “Cartão de Confirmação da Inscrição” na página https://enem.inep.gov.br/participante/. Para acessar o cartão basta fornecer o número do CFP e a senha cadastrada na inscrição. O documento informa o número de inscrição, a data, hora e local das provas, além da opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, caso tenham sido solicitados.