Após o segundo ataque de membros da facção Comando Vermelho a um ônibus, o governador Chico Rodrigues (PSB) anunciou, na tarde de ontem, uma série de ações conjuntas com o objetivo de restabelecer a ordem no sistema público de coletivos da Capital.
Segundo ele, será elaborado, juntamente com várias entidades do Estado e Município, um plano emergencial para conter a onda de ataques criminosos na Capital. As ações serão aplicadas inclusive na tradicional queima de fogos do Parque Anauá, a ser realizada no último dia do ano. “Nós temos que endurecer ações contra atuação desse grupo em Roraima. O Estado não pode e não irá tolerar nenhum ato que possa causar insegurança ou afetar o bem-estar da nossa população”, disse o governador.
As medidas a serem implantadas contarão com o apoio de efetivos da Polícia Militar de Roraima (PM), Núcleo de Inteligência da Polícia Civil e o contingente do Corpo de Bombeiros, além da fiscalização de agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST).
Para o comandante-geral da PM, coronel Dagoberto Gonçalves, a população contará com total segurança total durante os festejos de fim de ano. “A população pode ficar tranquila em relação à segurança. A PM já está traçando suas metas. Nosso efetivo estará presente no Parque e também em todo o Estado. Por determinação do governador, a ação receberá o apoio da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiro, o que vai facilitar a distribuição do nosso contingente. A intenção é também proteger os órgãos públicos e reforçar a segurança nas unidades prisionais, porque é isso que eles querem com essa onda de boatos, espalhar o terror na população para deixar o caminho livre para eles nas cadeias, e isso não vai acontecer”, ressaltou.
O monitoramento das rotas de ônibus também foi inserido dentro das ações determinadas pelo governo. Conforme o secretário estadual de Segurança Pública, Eduardo Batista, haverá policiamento ostensivos dentro e fora dos ônibus que operam na capital. “Desde o primeiro ataque, a Polícia Civil vem investigando a atuação desse grupo, fazendo ações coordenadas juntamente com o serviço de inteligência da Polícia Militar. Dentro dessa reunião, foi acertada a formação de ações que serão desempenhadas pela Polícia Civil com objetivo de reprimir essas ações criminosas, com trabalhos ostensivos dentro e fora dos coletivos”, frisou.
Cotidiano