A Universidade Estadual de Roraima (UERR) realiza, no próximo domingo, 3, o Vestibular 2018 , tendo como uma das principais mudanças para o seletivo deste ano a inclusão do curso de Medicina. A novidade nasce em meio a um processo de desmotivação para as instituições de ensino no país, considerando que o Governo Federal avalia a proposta do Ministério da Educação (MEC) de suspender a criação de novos cursos de Medicina no Brasil por no mínimo cinco anos, sob a motivação de parar a “expansão de vagas de forma desordenada e não colocar em risco a qualidade de ensino”.
A UERR informou que a implantação do curso no Estado já está em andamento. “Diferentemente das universidades federais e das particulares, a UERR não necessita de aprovação do Ministério da Educação para a implantação de cursos, inclusive o de Medicina. A UERR é autônoma para criar cursos. Cabe ao Conselho Estadual de Educação (CEE) reconhecer ou recomendar mudanças no Projeto Político Pedagógico (PPP) para o reconhecimento”, infirmou a instituição.
Para suprir a demanda do curso, a UERR também está com concurso público aberto para a contratação de doutores de diversas especialidades para atender aos novos alunos. As provas, para a contratação de oito professores, serão realizadas dia sete de janeiro. A instituição já dispõe, em seus quadros, de professores da área de saúde, como Enfermagem, Educação Física e Ciências Biológicas, todos com doutorado, que podem ministrar disciplinas específicas, equivalentes a quatro semestres.
“O curso de Medicina também nasce com três hospitais universitários: o Hospital das Clínicas, o HGR [Hospital Geral de Roraima] e a Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, além de salas de aula no campus Boa Vista”, frisou a instituição, por conta da parceria da unidade com o Governo do Estado.
A UERR avalia que a qualidade do curso de Medicina deverá ser excelente devido ao quadro de professores doutores e da estrutura que está sendo montada, inclusive com a implantação de um moderno laboratório de anatomia. “Os três hospitais universitários garantirão a prática de diversas disciplinas, como também seus laboratórios serão utilizados pelos acadêmicos”, complementou.
PROVA – O Vestibular da UERR será realizado no domingo, 3, das 8 às 13 horas, no horário local, com fechamento dos portões às 7h45min. A Universidade deve divulgar, nesta terça-feira, 28, os locais das provas e, ainda esta semana, dados sobre a concorrência do seletivo. O tempo de duração das provas foi alterado. O candidato terá agora cinco horas para responder as questões objetivas e fazer a redação. (P.C)