Cotidiano

HPV: meninas de 11 a 13 anos começam receber segunda dose da vacina

HPV: meninas de 11 a 13 anos começam receber segunda dose da vacina

A partir de hoje, 1° de setembro, a vacina estará disponível, gratuitamente
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação Municipal de Imunização, dá início à segunda etapa da campanha de vacinação contra o HPV em Boa Vista.
A partir desta segunda-feira, 1° de setembro, a vacina estará disponível, gratuitamente, em todas as unidades básicas de saúde do município.   A campanha prioriza meninas na faixa etária de 11 a 13 anos, estudantes da rede de ensino pública e privada da capital.
Segundo dados do IBGE, o Município de Boa Vista possui um total de 9.545 meninas nessa idade. Destas, 81% receberam a primeira dose da vacina.   “Os pais e responsáveis pelas meninas que tomaram a primeira dose da vacina podem levá-las para tomar a segunda dose a partir de segunda-feira, 1°. É importante levar o cartão de vacina para comprovar a aplicação da primeira dose”, explicou a superintendente de vigilância em saúde, Débora Soares.   A partir do dia 15 de setembro, a segunda etapa da campanha também será levada até as escolas, como forma de incentivar a imunização contra a doença. O calendário para visitação será elaborado pelas equipes de vacinação das unidades de saúde.   A doença Ao todo, há mais de cem tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas.
A vacina disponibilizada pelo SUS protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18. Os dois últimos estão diretamente ligados a 70% dos casos de câncer de colo do útero. De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Carla Domingues, a vacina tem eficácia de 98,8% contra o câncer de colo do útero.
Com informações da Prefeitura