Cotidiano

Biólogos e veterinários negam que animais não estejam recebendo cuidados

Eles publicaram uma nota negando a denúncia

A equipe de biólogos, veterinários e técnicos que trabalham no Bosque dos Papagaios, disse estar surpresa com a denúncia feita à Folha de Boa Vista, que os animais do local não estão recebendo os devidos cuidados.
A denúncia foi feita por um funcionário do Bosque dos Papagaios e repercutida na reportagem “Aves estão morrendo” publicada neste sábado, 3.
Na página oficial do Parque Ecológico Bosque dos Papagaios, na rede social facebook, a bióloga e educadora ambiental do parque, Anna Karoline P. Andrade garantiu que a denúncia não condiz com a realidade.
No texto da funcionária ela presta esclarecimentos aos visitantes e parceiros sobre o trabalho da equipe.
Segue a explicação na íntegra:
O Parque Ecológico Bosque dos Papagaios está em reforma desde o dia 19/11/2014 (e o prazo para o término é de 90 dias) e por este motivo a visitação está suspensa desde o dia 24/11/2014.
A obra é uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Boa Vista, Ministério Público Estadual e Fundo Municipal de Meio Ambiente e visa a revitalização do parque para melhor receber nossos visitantes.
Além disso está sendo construído um ambulatório e recinto de manipulação dos animais silvestres, para melhor conforto e tratamento dos nossos animais.
O Mantenedor de Animais Silvestres mantém atualmente 41 animais, em perfeito estado de saúde.
Todos devidamente anilhados, registrados e autorizados pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis), que é parceiro da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas – SMGA.
A alimentação dos animais vem da empresa “Pátio das Frutas”, através de um processo licitatório e contrato firmado entre a referida empresa e a PMBV.
A alimentação é balanceada e nutritiva, com uma variedade de frutas, legumes, verduras, sementes e ração, e possui todo respaldo técnico do Médico Veterinário do Bosque, Dr. Rodrigo Adolpho Brasil.
As atividades de manejo com os animais são diárias. Temos uma equipe brilhante e competente: 3 (três) Tratadores de Animais Silvestres e 1 (um) Médico Veterinário, além de 3 (três) Biólogos do Departamento de Educação Ambiental, que auxiliam nos trabalhos.
A nota destaca ainda que mesmo durante os feriados os tratadores de animais silvestres permanecem de plantão, para colocar a alimentação dos animais no começo da manhã e retirar no final da tarde, trocar água e limpar os recintos, finaliza a nota.

O Bosque
O Bosque é uma área verde de conservação de 12 hectares, possui trilhas ecológicas educativas, tendo uma grande variedade de espécies da flora e fauna local.
Após o período de reparações o público poderá voltar a visitar o parque e desfrutar de um ambiente maravilhoso, como sempre foi. Pois todas as reformas que estão sendo executadas são pensadas no bem estar dos nossos visitantes.
A equipe está à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos, ressaltando sempre o nosso comprometimento na conservação do meio ambiente e na seriedade do nosso trabalho.