Toalhas estendidas no chão à sombra de uma árvore, guloseimas e bebidas variadas para passar um tempo descansando e aproveitando a companhia de amigos e familiares.
Esta situação vem se tornando comum nos parques e praças de Boa Vista, principalmente nos finais de semana. Os piqueniques ao ar livre se tornaram moda entre os boa-vistenses que usam o programa agradável e barato para curtir os fins de tarde, proporcionando lazer e diversão às famílias.
Cada local tem sua peculiaridade, e em Boa Vista os mais procurados são a Praça do Mirandinha, no bairro Caçari, e o Parque Anauá, no bairro dos Estados, lugares que possuem áreas verdes, especiais para estender a toalha no campo gramado, deixar as crianças livres se divertindo a vontade para os adultos poder também jogar conversa fora e dar risadas com parentes e amigos durante o piquinique.
A programação nas praças tem inicio no crepúsculo da tarde, quando a temperatura ameniza e as pessoas preenchem os locais, também para a pratica de esportes.
A estudante Thiane Catão, 21 anos, escolheu a praça do Mirandinha para realizar o “mêsversário” da filha Maria Valentina, de 2 meses.
“Reuni as amigas e a família neste lugar maravilhoso, onde também realizei meu book fotográfico durante a gravidez e hoje venho com a minha filha comemorar seu nascimento”, disse.
Nos encontros, as famílias levam refrigerantes, frutas, sanduíches, bolos, produtos descartáveis, jogos, brinquedos, toalhas para sentar sobre a grama e até mesmo flores e bandeirinhas para enfeitar o ambiente, além de sacolas plásticas para jogar o lixo, contribuindo também com a limpeza da cidade.
O analista de sistemas, Laurence Lamare, 32, trouxe a mulher e os filhos para se divertir também no Mirandinha, “o lugar é acolhedor, movimentado, arborizado, fica próximo da minha residência e é seguro para os meus filhos se brincarem”, destacou.
Os piqueniques também servem como programas religiososos. No Parque Anauá, a missionária Neuriva Araújo reuniu as amigas da igreja para celebrar o ano de 2015, realizando uma reflexão sobre o ano passado e objetivando os novos dias.
“Este encontro é para agradecer a Deus, nossa saúde e disponibilidade na vida, em um momento em que possamos cantar, orar e discutir alegrias e tristezas neste lugar perfeito, onde propiciamos momentos de lazer”, disse.
Algumas pessoas também relataram problemas existentes nos locais. Na praça do Mirandinha, por exemplo, a iluminação deixa a desejar, também existem poucos bancos para sentar e brinquedos para as crianças.