Em decorrência das denúncias por superlotação de clientes e sobrecarga de trabalho dos bancários nas agências do Banco do Brasil (BB) em Boa Vista, o Sindicato dos Bancários em Roraima (Sintraf/RR) se pronunciou, na quarta-feira, 13, cobrando medidas para solucionar a atual situação.
Em entrevista à Folha, o presidente do Sindicato, Adauto Andrade, afirmou que clientes chegam a esperar até quatro horas em filas e bancários ultrapassam o horário de trabalho, por conta do déficit de funcionários, chegando a ficar nas agências até as 20h.
“Os clientes sempre ligam denunciando a demora no atendimento e superlotação nas agências. Por outro lado, bancários chegam até nós adoecidos por sobrecarrega, sem reagirem às severas cobranças do banco. Essa situação pode trazer mais danos à saúde desse trabalhador”, disse.
Segundo ele, o fechamento de agências é um dos motivos para superlotação de clientes e saída de funcionários que não resistem à sobrecarga de trabalho. “Duas agências do BB foram fechadas em Boa Vista e faltam funcionários para suprir as necessidades”, reforçou. “É inadmissível para um banco que atende uma grande demanda na cidade”, completou.
Adauto informou que o sindicato cobra medidas para solucionar a situação do sistema bancário, em especial, o Banco do Brasil, que, segundo ele, apresenta inúmeras falhas. Também ressaltou que, os prejuízos são originados no Governo Federal ao desvalorizar o trabalhador brasileiro. “O Banco tem um lucro gigantesco e a crise não impede nada em valorizar o trabalhador bancário”, destacou.
Conforme o presidente, provavelmente no próximo ano, a categoria realizará novo movimento grevista. Esclareceu que o sindicato atua junto ao Ministério Público, fazendo levantamento sobre a superlotação e a falta de funcionários em agências bancárias. “Em última instância, se não houver melhorias, vamos começar a fechar agências por certo tempo até que se posicionem”, afirmou.
Segundo ele, de 2016 até agora, dezenas de bancários se desvincularam por conta da atual situação. “É lamentável a situação que os trabalhadores vêm enfrentando. E o desrespeito com o nosso cliente é consequência dessa desvalorização, principalmente pelo governo federal”, disse.
BANCO – Conforme informações da instituição, o Banco do Brasil tem revisado seus fluxos para garantir qualidade no atendimento aos clientes e a eficiência operacional. Assim, indica a previsão de aumento do quadro de funcionários no estado em cerca de 10% para o próximo ano, todos destinados ao setor de atendimento. Com a ação, o BB reforça o compromisso com a qualidade do atendimento.
As informações dizem ainda que o Banco do Brasil tem parcerias para compartilhamento de terminais de autoatendimento e utilização da rede de lotéricas viabilizando saques, depósitos e pagamentos, entre outros serviços. Essas parcerias consolidam o atendimento pulverizado e nacional da rede do Banco. Os clientes têm ainda outros canais de atendimento à sua disposição, tais como o aplicativo de autoatendimento BB para celulares, internet e Central de Atendimento por telefone e Banco Postal. (E.M)