Polícia

Carros são pichados e PM prende supostos integrantes

Quadrilha estava com revólver calibre 38 e garrafas pet cheias de gasolina; intensão era incendiar mais ônibus na cidade

Supostos integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), que atua nos presídios do País, picharam na madrugada de ontem, 4, cinco carros de moradores do condomínio Monte Roraima, no bairro Caçari, zona Leste de Boa Vista.
Os vândalos rabiscaram símbolos e siglas da facção criminosa com tinta spray preta e ainda quebraram as antenas dos carros. Após perceberem o vandalismo, ontem pela manhã, os proprietários dos veículos ficaram surpresos e indignados. “Esse local é extremamente familiar e tranquilo. Nunca aconteceu algo do tipo por aqui. Estamos surpresos”, disse uma das moradoras, que não quis se identificar.
Ainda na madrugada de ontem, policiais militares e agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) prenderam quatro homens, possivelmente integrantes da facção criminosa Comando Vermelho, durante uma blitz na Avenida Ataide Teive, em Boa Vista. Com eles foram encontrados um revólver calibre 38, munição e litros de gasolina em garrafas pet. A suspeita é de que eles pretendiam incendiar um ônibus coletivo. O grupo também tinha um bilhete com um recado da facção, em que estava escrito: “Ei, se não parar com a opressão dentro do sistema, a guerra não vai parar”. Entre os presos, estava um adolescente e um fugitivo do Sistema Prisional, identificado como José Antônio da Silva Pereira, de 22 anos.
Os suspeitos ainda tentaram furar o bloqueio policial na Avenida Ataíde Teive, no Centro. Segundo o delegado plantonista do Plantão Policial Especializado (PPE), Fernando Bruno, os acusados estavam em duas motocicletas: uma FAN 150, de cor preta, de placa NAT-0003 e uma Titan de cor prata, de placa NAN-3040.
Ao verem a blitz policial no final da Avenida Ataíde Teive, eles avançaram e conseguiram furar o bloqueio, tentando fugir por caminhos distintos, mas foram perseguidos e presos pelos policiais.
O foragido era quem pilotava a motocicleta FAN 150. Durante a fuga ele ameaçou atirar contra os policiais por várias vezes e ao ver o cerco se fechar, conseguiu jogar a arma em uma vala. O acusado terminou colidindo com uma motocicleta da Polícia Militar, quando foi preso. Na garupa da motocicleta estava Everton Paulo Aguiar Almeida, também de 22 anos.
Os policiais localizaram a arma jogada na vala, um bilhete com ameaças e uma pequena porção de maconha. Os policiais foram à casa de Everton Almeida, onde a equipe apreendeu uma munição de calibre 38 deflagrada e mais uma pequena quantidade de droga, aparentando ser crack.
Além disso, foi encontrado um caderno em que algumas folhas estavam com uma frase em que constava o mesmo teor da ameaça do bilhete encontrado pelos policiais assinado pela facção Comando Vermelho.
No momento em que acontecia a revista à dupla, o acusado José Antônio da Silva Pereira recebeu ligações telefônicas de um criminoso que seria ligado à facção Comando Vermelho, em Roraima, e que está sendo investigado.
Os outros dois homens que fugiram na motocicleta Titan, de placa NAN-3040, foram abordados pela equipe da Força Tática. São eles um adolescente de 16 anos e Jeanderson da Silva Pereira, de 21. Este último é irmão de José Antônio da Silva Pereira.
Delegada diz que Inteligência trabalha de forma integrada
A delegada Geral de Polícia, Haydee Magalhães, acompanhou os trabalhos da Polícia Civil durante toda a madrugada e manhã deste domingo. Segundo ela, os suspeitos serão submetidos a um auto de reconhecimento no Plantão Policial Genérico, localizado no 5º Distrito Policial, com as vítimas dos incêndios anteriores para comprovar se são os autores dos incêndios dos dois ônibus.
Segundo ela, há em andamento um trabalho integrado e de inteligência entre as polícias para identificar e prender todos os integrantes da possível organização. Medidas mais enérgicas serão executadas nos próximos dias por uma ação integrada e compartilhada entre todo o Sistema de Segurança do Estado.
“Não há dúvidas de que o trabalho preventivo da Polícia Militar e Detran e, posteriormente, as investigações realizadas pela Polícia Civil tiveram um resultado positivo. Eles pretendiam incendiar um terceiro ônibus em Boa Vista e esse trabalho enérgico, rápido e técnico impediu mais essa ação criminosa com a prisão dos infratores e a apreensão dos objetos que eles pretendiam utilizar para o crime”, disse a delegada geral.
Haydee determinou também uma investigação criteriosa para identificar os autores de pichações a veículos, que estavam estacionados no Condomínio Residencial Monte Roraima, no bairro Caçari. As investigações serão conduzidas pela equipe do 1º Distrito Policial.