Cotidiano

12 mil novas vagas são abertas nas escolas estaduais

Para o ano letivo de 2015, o Governo do Estado, por meio da Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desportos) está ofertando 12.616 novas vagas nas escolas da rede de ensino estadual

Para o ano letivo de 2015, o Governo do Estado, por meio da Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desportos) está ofertando 12.616 novas vagas nas escolas da rede de ensino estadual. Desse total, 3.789 são somente para o 6º ano do Ensino Fundamental e as demais, 8.827, para o 1º ano do Ensino Médio (5.505 para a Capital e 3.322 para os municípios do interior). 
O período de matrícula inicia nesta terça-feira, dia 06, e segue até o dia 12 de janeiro, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.  Para efetuar a matrícula, os pais ou responsáveis devem ir até a escola pretendida com os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar do aluno, em horário comercial. 
No planejamento elaborado pelo DEB (Departamento de Educação Básica) da Seed, para os alunos do 6º ano as vagas estão disponíveis nas escolas próximas de onde eles estudavam anteriormente.  “Não há necessidade de os pais formarem filas nas frentes das escolas ou até mesmo dormir, na intenção de garantir uma vaga”, informou a diretora do DEB, Cleonides Gomes, ao ressaltar que há vaga suficiente para a demanda.
O período de matrícula para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) será nos dias 13 e 14 de janeiro, para os anos finais do Ensino Fundamental e Médio. 
CENTRAL DE MATRÍCULAS – A Central de Matrícula é o último recurso para matricular um aluno na rede estadual de ensino. Contudo, deve ser utilizada apenas para casos não resolvidos durante o período de novas matrículas. Vai funcionar na escola estadual Monteiro Lobato, de 19 a 23 de janeiro. O horário de atendimento ao público está sendo definido. A organização será por meio de distribuição de senha individual.
CENSO ESCOLAR – Ao todo, em Roraima há 382 escolas da rede estadual de ensino. Na Capital, concentram-se 61 unidades de ensino, sendo três na zona rural e 11 em área indígena. No interior são 24 escolas em zona urbana, 39 rurais e 244 em terras indígenas.
Fonte: Secom/RR