A Editora da Universidade Federal de Roraima (UFRR) disponibilizou gratuitamente o livro científico Oralidades, Escritas e Identidades Culturais Indígenas, organizado pelas professoras doutoras Lilian Castelo Branco de Lima e Ananda Machado. A coletânea de artigos apresenta diversas perspectivas e temas relacionados às memórias, identidades e produção literária indígena.
A obra de 148 páginas reúne apresentações e discussões realizadas durante o Simpósio “Oralidades, Escritas e Identidades Culturais Indígenas”, do Programa de Pós-Graduação em Letras, que reuniu pesquisadores de várias partes do Brasil e do mundo em ambiente online.
O livro é um espaço de diálogo entre pesquisadoras das áreas das humanidades, que abordam as temáticas “Memórias” e “Identidades” de forma individual ou inter-relacionada, incluindo estudos de literaturas e ensino de línguas indígenas em uma perspectiva abrangente.
A proposta da obra é pluralizar as noções desses temas, acolhendo e divulgando as diversidades observadas nos contextos pesquisados pelas estudiosas. Além disso, o livro apresenta análises das marcas da oralidade e multimodalidade na autoria indígena, explorando seus aspectos estético-ideológicos e linguísticos.
Com enfoque especial no diálogo entre literatura, memória e identidade étnico-racial, os capítulos da obra oferecem uma abordagem ampla e diversificada.
“Acreditamos que este livro possa contribuir como fonte de conhecimento e reflexão para pesquisadores, estudantes e demais interessados em aprofundar os estudos das memórias, identidades e da produção literária de autoria indígena. Estamos muito satisfeitas em disponibilizar gratuitamente essa obra, pois acreditamos na importância de disseminar o conhecimento científico de forma acessível”, afirmam as organizadoras da obra.
Elas dizem que o livro é mais um passo importante na valorização e no reconhecimento da diversidade cultural e intelectual dos povos indígenas. Os artigos, reunidos na obra, oferecem uma visão ampla e enriquecedora da diversidade das expressões literárias indígenas e suas conexões com as memórias e identidades culturais.