CUIDE-SE

Cuidar da saúde dos pés é qualidade de vida e evita problemas futuros

Boa higiene, utilizar calçados adequados e praticar atividades físicas são peças fundamentais para a saúde dos pés e bem-estar.

PODÓLOGA
Kalissa Arnoni durante atendimento (Foto: Arquivo Pessoal)

A saúde dos pés nem sempre faz parte da preocupação das pessoas quando se pensa em bem-estar. No entanto, os pés são parte fundamental para obter qualidade de vida. Algumas medidas simples podem evitar complicações e devem ser adotadas desde os primeiros passos e na infância.

Hábitos de higiene, utilizar calçados confortáveis e adequados, fortalecer e estimular a áreas específicas e atividades físicas são costumes essenciais para manter a saúde dos pés em dia.

A podóloga Kalissa Arnoni, explica que os pés são imprescindíveis para a mobilidade, saúde e realização das atividades diárias. Porém, a disfunção nessa região pode gerar patologia em diferentes níveis. Alguns fatores podem ser incisivos para o desenvolvimentos de doenças e complicações.

“O sobrepeso pode interferir na pisada, o tipo de calçado, principalmente os calçados que são desconfortáveis, a falta de hidratação, a exposição e passar tempos longos em pé são alguns fatores principais”, aponta.

As causas podem ser variadas, mas há alguns pontos que podem facilitar ou acelerar o desenvolvimento desses problemas. A pisada apontada pela podóloga é um fator decisivo que pode gerar problemas que vão além das áreas dos pés.

“Existem alguns tipos de pisadas, como a modelação pronada, neutra e a supinada, quando está em disfunção quando você pisa, além de poder causar unha encravada ou calosidades, podem afetar outras partes do corpo como a coluna. Às vezes é necessário corrigir com uma palmilha e, em casos mais graves, é necessário a ajuda de um ortopedista”, apontou Kalissa.

As doenças dos pés mais comuns, segundo Kalissa, são a onicocriptose (unha encravada), pé de atleta (frieira), onicomicose (micoses), fissuras plantar (rachaduras), calos e calosidades.