EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL

Nutricionista aponta perigos da dieta low carb

De acordo com o nutricionista, diminuir drasticamente o consumo de carboidratos pode causar alterações metabólicas

Dietas low carb estão na moda por influência de blogueiros e blogueiras em redes sociais. Foto: Internet
Dietas low carb estão na moda por influência de blogueiros e blogueiras em redes sociais. Foto: Internet

Cada vez mais famosas, principalmente por influência dos chamados blogueiros(as) fitness, as dietas ou protocolos low carb estão sendo adotados por pessoas em todo o mundo, com a promessa de perda de peso rápida e sem a necessidade de exercícios físicos. No entanto, dietas desse tipo restringem o acesso a componentes essenciais para o bom funcionamento do organismo. O nutricionista, Thiago Ítalo, explica como a dieta low carb atua na perda de peso e como extremamente restritivos podem causar danos à saúde.

“A dieta low carb tem ganhado destaque devido aos potenciais benefícios que ela pode oferecer para o emagrecimento e para a saúde. Ao restringir os carboidratos, o corpo é induzido a entrar em estado de cetose, no qual utiliza principalmente a gordura como fonte de energia. Isso pode resultar em perda de peso mais rápida e maior saciedade, o que pode ajudar as pessoas a controlar melhor a ingestão de calorias”, explica.

Thiago aponta as consequências da adoção dessa dieta a longo prazo. De acordo com ele, diminuir drasticamente o consumo de carboidratos pode causar alterações metabólicas.

“A redução excessiva de carboidratos na dieta pode levar a alguns efeitos indesejados. Carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo, especialmente para o cérebro. Quando consumidos em quantidades muito baixas, algumas pessoas podem ter cansaço, dificuldades de concentração e alterações no humor. Além disso, a restrição de carboidratos pode resultar na redução da ingestão de fibras, vitaminas e minerais presentes em alimentos ricos nesse nutriente, o que pode ser prejudicial a saúde se mantida por longos períodos”.

De acordo com o nutricionista a chave para o emagrecimento saudável é o equilíbrio e o acompanhamento profissional.

“Adotar uma abordagem equilibrada e individualizada, sempre com orientação de um nutricionista. Uma alimentação variada, que priorize alimentos naturais, como frutas, vegetais, proteínas magras, gorduras saudáveis e carboidratos complexos, todos em quantidades adequadas.

Quando o assunto é exercício físico, o nutricionista aponta sua importância no processo de emagrecimento e adoção de um estilo de vida saudável.

“A prática regular de exercícios físicos também é fundamental para uma perda de peso saudável e para manter a saúde geral do corpo. É possível emagrecer de maneira saudável sem fazer exercícios intensos, desde que a alimentação seja adequada e a pessoa esteja em déficit calórico, ou seja, consumindo menos calorias do que gasta. No entanto, a atividade física traz benefícios adicionais para a saúde, como o fortalecimento muscular , melhoria da composição corporal e aumento do metabolismo”, finaliza Thiago.